ApostilaCE SenacDF

31319 palavras 126 páginas
1º semestre

2014

Juliana Ferreira Alves

0

Introdução
A comunicação é uma capacidade humana inata e, cada vez mais, valorizada pelas empresas por ser uma das competências essenciais requeridas de qualquer profissional. Ao longo da vida, as habilidades de leitura e escrita são desenvolvidas e refinadas. A proficiência, em especial, na em língua escrita, é uma das capacidades humanas mais complexas e talvez mais necessárias à vida moderna. O uso da língua já é tido como algo relevante há muitos séculos, veja a colocação de Rosseau:
A palavra distingue os homens entre os animais; a linguagem, os homens entre si – não se sabe de onde é um homem antes de ter ele falado. (...) desde que um homem foi reconhecido por outro como um ser sensível, pensante e semelhante a ele próprio, o desejo ou a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscar meios para isso. Tais meios só podem provir dos sentidos, pois estes constituem os únicos instrumentos pelos quais um homem pode agir sobre outro. Aí está, pois a instituição dos sinais sensíveis para exprimir os pensamentos.
Fonte: ROSSEAU, Jean Jacques. Ensaio sobre a origem das línguas. Coleção Os Pensadores; volume I.
Trad. de Lourdes Santos Machado. S. Paulo: Nova Cultural, 1999.

A disciplina de Comunicação Empresarial encontra-se somente no primeiro semestre e tem como objetivo capacitar o aluno para compreender e interpretar textos, assim como entender diversas propostas de produções textuais, planejar um texto e revisá-lo. Conforme Tufano, a importância desta área do conhecimento se concentra: E por que é importante saber bem a nossa língua? Porque vivemos numa sociedade letrada que exige o domínio da língua escrita. Se alguém quiser investir numa carreira profissional, deve desenvolver essa capacidade. Sim, pois todos podem aprender a escrever bem, isso não é questão de sorte ou talento. Não se trata de aprender a ser poeta ou escritor, não estamos falando de literatura, que exige outras

Relacionados