Apostila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como está o ambiente de sua casa, ultimamente? E do seu trabalho?
Meio ambiente, ou simplesmente ambiente, é tudo aquilo que rodeia os seres vivos, tudo o que podemos perceber ao nosso redor; são todas as realidades físicas que nos cercam. Assim, o globo terrestre é formado por uma grande quantidade de meios ambientes onde todos nós vivemos, onde homens, animais e plantas coexistem.
O meioambiente é constituído por água, terra, ar, vegetais, seres humanos e animais. Por exemplo, um jardim pode ser o meio ambiente de uma formiga. O meio ambiente de um animal selvagem é a selva; o meio ambiente de uma vaca é a fazenda; e o nosso meio ambiente, além da nossa casa, é a cidade onde vivemos.

Qualidade de vida
O termo qualidade de vida pode ser entendido de várias formas. Muitas pessoasacham que para ter boa qualidade de vida é preciso ganhar um bom salário para poupar, consumir etc. Outras já gostariam de trocar um emprego desgastante numa cidade grande por um trabalho numa cidade do interior, mesmo ganhando menos, para melhorar a qualidade de sua vida. Alguns sonham em largar tudo e ir viver numa praia, sem nenhum tipo de preocupação.
Mas dinheiro, sossego e silêncio não sãoas únicas coisas que contribuem para uma melhor qualidade de vida.
Quando se trata de meio ambiente, a qualidade de vida está relacionada a mais questões. Qualidade de vida é a soma de todos os fatores positivos que o meio ambiente reúne para a vida humana, proporcionando satisfação física, psicológica e afetiva.
De um modo geral, qualidade de vida é tudo o que vai nos dar tranqüilidade,segurança e esperança num futuro melhor. Esse e outros pensamentos semelhantes passam pela cabeça das pessoas assim que começam a se preocupar com a qualidade de vida que levam. Na prática, a qualidade de vida de uma sociedade começa a melhorar quando ela sabe responder a todas as pressões negativas e a todos os impactos ambientais que a cercam.
O nível de progresso e bem-estar da população estáintimamente ligado às suas condições sanitárias e ambientais. Assim, todos os esforços que as empresas fazem para diminuir a poluição, todos os esforços dos governos para aumentar a infra-estrutura de saneamento de água e esgotos, para limpar a cidade, para cuidar das áreas verdes, e para diminuir o ruído, são esforços que melhoram nossa qualidade de vida.
Na Alemanha, no Canadá, no Japão e em outrospaíses desenvolvidos, a preocupação com a preservação do meio ambiente e as novas leis de proteção ambiental fizeram desaparecer empregos nas áreas mais poluidoras. Porém, acabaram criando empregos na área da despoluição, como em empresas de reaproveitamento e reciclagem de materiais, em laboratórios de tratamento de resíduos, em pesquisas e estudos de fontes alternativas de energia, em equipes deassessoria ecológica, em empresas de controle de resíduos industriais, entre outros. Todas essas áreas são ramos de negócios lucrativos.
As empresas que investiram numa imagem mais verde, utilizando processos não poluidores, e que colaboram para a preservação do meio ambiente são mais respeitadas, têm a simpatia do público e crescem mais que as outras.
Podemos sempre contribuir para a qualidade devida de nosso meio. O guia da AIPA (Associação Ituana de Proteção Ambiental) nos dá algumas sugestões:
• Evitar adquirir produtos que comprometam a saúde.
• Cultivar verduras e legumes em casa, quando possível.
• Plantar árvores e outras plantas, sempre que for possível.
• Participar das atividades de grupos ecológicos, como gincanas, passeios,
atividades de conservação da natureza e deeducação ambiental.
• Organizar a coleta e a seleção de lixo na comunidade, bairro, escola, trabalho.
• Organizar campanhas ecológicas para conscientizar a população e as autoridades sobre a importância da conservação do meio ambiente.
A qualidade de vida da população aumenta quando se investe mais em educação, saúde, saneamento e geração de empregos. Aumenta, também, quando pretendemos deixar...
tracking img