APOSTILA REFORMULADA PORTUGU S INSTRUMENTAL IARA

15081 palavras 61 páginas
CET – Centro de Educação Tecnológica / Fundação CSN

Português Instrumental

O homem é um ser de comunicação. O ser humano vive permanentemente em contato. Mesmo calado, permanece em situação permanente de troca com o meio que o cerca. Troca de impressões, de sentimentos e mesmo de informações, através de sua postura, de suas atitudes. Sua postura, gestos, indumentária, expressões fisionômicas refletem estados anímicos, emitem sinais, passam ao meio circundante informações as mais diversas. É a comunicação não verbal, icônica, simbólica (feita por imagens, sinais, gestos, cores, sons, ruídos).

Se, porém, a comunicação não verbal é ampla e rica, mais ampla e profunda é a comunicação pela linguagem verbal. A língua é uma poderosa propriedade do ser humano, que o torna essencialmente distinto de todos os demais seres. A língua, como ressalta bem o linguista Luiz Antônio Marcuschi, “é fundamentalmente um fenômeno sociocultural que se determina na relação interativa e contribui de maneira decisiva para a criação de novos mundos e para nos tornar definitivamente humanos.”

O pensador russo Bakhtin também é bastante enfático ao relacionar as ações do homem com a utilização da língua: “Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão relacionadas com a utilização da língua.”

O comunicólogo americano David Berlo reforça, com números, a importância da comunicação realizada através da língua: A pesquisa demonstrou que o norte-americano comum gasta cerca de 70 por cento do seu tempo ativo comunicando-se verbalmente: ouvindo, falando, lendo e escrevendo, nesta ordem. Em outras palavras: cada um de nós gasta de 10 a 11 horas por dia, todos os dias, em comportamentos de comunicação verbal.

A comunicação, como se vê, acompanha o ser humano. Constitui sua essência. E a comunicação verbal ocupa espaço privilegiado nessa constituição. Os meios icônicos, a televisão em especial — apesar de todo seu apelo visual, de seu charme, cumprem seu
papel

Relacionados