Apostila quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré-Universitário Popular da UFF
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DISCIPLNA: QUÍMICA II PROFESSORA: VANESSA CAPITULO I Soluções Aspectos Quantitativos Solução, dispersão coloidal e suspensão concentração (C) em g/L: Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Classificação das soluções a) quanto ao estado físico: sólidas líquidas gasosas b) quanto à condutividade elétrica:eletrolíticas ou iônicas não-eletrolíticas ou moleculares c) quanto à proporção soluto/solvente: diluída não-saturada saturada supersaturada Solubilidade e curvas de solubilidade Coeficiente de solubilidade É a quantidade máxima, em grama, de soluto que se dissolve numa quantidade fixa de solvente a uma dada temperatura. Onde: C = concentração (g/l); m1 = massa do soluto (g); V = Volume de solução (lou ml). densidade (d) (g/L); (g/mL): Obs: a solubilidade de gases diminui com o aumento de temperatura. A solubilidade de sólidos, geralmente, aumenta com o aumento de temperatura. Índices 1- soluto 2- solvente

Onde: d = densidade; m = massa da solução; V = volume da solução, dada em l ou ml. concentração em mol/L:

Onde: M = Concentração em mol/l; n1 = número de mols de soluto; V = volume desolução (litros); m1 = massa de soluto (gramas); Mol = massa molar do soluto.. Título (τ) porcentagem em massa:

Solução saturada: é aquela que não consegue mais dissolver soluto, dada uma temperatura fixa, ou seja, atingiu o coeficiente de solubilidade. Solução insaturada: é aquela que ainda consegue mais dissolver soluto, dada uma tempera-tura fixa, ou seja, ainda não atingiu o coeficiente desolubilidade. Solução supersaturada: é aquela que ultrapassou o coeficiente de solubilidade, são instáveis. Curvas de solubilidade: são gráficos que indicam como o coeficiente de solubilidade varia com a temperatura. Onde: T = título m1 = massa do soluto m2 = massa do solvente m1 + m2 = m (massa da solução).

Relação entre concentração e molaridade: C= Molaridade x M Relação entre concentração etitulo: C= 1000 . d . τ

Quimica II

1

Pré-Universitário Popular da UFF
Exercícios Soluções 1- O processo de dissolução do oxigênio do ar na água é fundamental para a existência de seres vivos que habitam os oceanos, os rios e as lagoas. Esse processo pode ser representado pela equação:

Algumas espécies de peixe necessitam, para sua sobrevivência, de taxas relativamente altas deoxigênio dissolvido. Peixes com essas exigências teriam maiores chances de sobrevivência: I - num lago de águas a 10° do que num lago a 25° , C C ambos a mesma altitude. II - num lago no alto da cordilheira dos Andes do que num lago situado na base da cordilheira, desde que a temperatura da água fosse a mesma. III - em lagos cujas águas tivessem qualquer temperatura, desde que a altitude fosse elevada.Qual(ais) afirmação(ões) é(são) correta(s)? 2- (UFR-RJ) Observe o gráfico a seguir e responda as questões que o seguem. a) Considerando apenas as substancias NaN03 e Pb(N03)2, qual delas e a mais solúvel em água, a qualquer temperatura? b) Aproximadamente em qual temperatura a solubilidade do KCl e a do NaCl são iguais? c) Qual das substancias apresenta maior aumento de solubilidade com o aumentoda temperatura? d) Compare as solubilidades das substancias KN03 e NaN03 a 68° abaixo e acima dessa temperatura C, e) Qual a massa de uma solução saturada de NaN03 a 20° obtida a partir de 500 g de H 20? C 4- 420mL de uma solução aquosa foram preparados pela adição de certa massa de NaOH a 400mL de água. Determine a massa de soluto presente nessa solução. (Dados: Densidade da solução=1,19g/mL;densidade da água= 1,0g/mL) a) 0,29g/L b) 2,9g/L c) 0,029g/L d) 290g/L e) 0,58g/L 5- (UFF) Dissolveram-se 4,6g de NaCl em 500g de água “pura”, fervida e isenta de bactérias. A solução resultante foi usado como soro fisiológico na assepsia de lentes de contato. Aponte a opção que indica o valor aproximado em porcentagem, em peso, de NaCl existente nessa solução. a) 0,16% b) 0,32% c) 0,46% d) 0,91%...
tracking img