Apostila Probabilidade E Estat Stica 4 Cop 2013

8535 palavras 35 páginas
Centro Universitário Cândido Rondon
Curso de Ciência da Computação

Apostila de Probabilidades e
Estatística

Professora: Marilda de Mattos Gregório

Estatística

Conceitos preliminares

Muitos cientistas fazem previsões fundamentadas em dados numéricos, colhidos no presente ou no passado. A ciência que estuda as relações entre dados numéricos e prováveis acontecimentos futuros, é a Estatística, que, além de fundamentar previsões, ensina a representar esses dados em tabelas e gráficos, estabelece processos de análise e ajuda na tomada de decisões com base em métodos científicos. Você tem contato com essa ciência quando vê nos noticiários a previsão do tempo, resultados de pesquisas eleitorais, as previsões de inflação para o ano seguinte, etc.
As idéias fundamentais da

Estatística (contagem, enumeração e

recenseamento) já se encontravam presentes nas civilizações antigas. Por meio da Estatística, o Estado sabia quantos bens possuía, como estavam distribuídos e conhecia também sua população. Essas informações auxiliavam a cobrança de impostos e também o recrutamento militar, pois, com guerras constantes, era necessário saber de quantos jovens o Estado dispunha para treinamento.
Os recenseamentos da atualidade, que utilizam conceitos, princípios e técnicas muito mais sofisticados, são bem mais detalhados e complexos que os das civilizações antigas. Além de censo populacional e de distribuição de riquezas, hoje em dia, existem mais motivações para o desenvolvimento da Estatística, na medida em que nossa sociedade se tornou muito mais diversificada, o que comprova a grande importância dessa ciência antiga.

2

Conceitos básicos

Toda pesquisa parte da observação de um grupo que pode ser de indivíduos, de objetos, de animais, enfim, de elementos que possuem pelo menos uma característica comum. Esse grupo é chamado de população estatística.
Ao observar uma população estatística, tomamos como base o estudo de certas características dos elementos dessa população. Por

Relacionados