Apostila plc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPONENTES DOS CIRCUITOS ELÉTRICOS

Os componentes elétricos utilizados nos circuitos são distribuídos em quatro
categorias:
- os elementos de proteção elétrica,
- os elementos de entrada de sinais elétricos,
- os elementos de processamento de sinais,
- e os elementos de saída de sinais elétricos.


Elementos de Proteção


Disjuntor[pic][pic] [pic]


Dispositivo de manobra ( mecânico) e de proteção, capaz de estabelecer ( ligar ), conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito e, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condições anormais das especificadas para o circuito, tais como as de curto-circuito. Tem como função garantir a proteção,abertura e fechamento de um circuito sem risco de arco elétrico. Existem disjuntores a óleo e a Hexafluoreto de Enxofre ( SF6).

[pic]


[pic].
1. Atuator - utilizada para desligar ou resetar manualmente o disjuntor. Também indica o estado do disjuntor (Ligado/Desligado ou desarmado). A maioria dos disjuntores são projetados de forma que o disjuntor desarme mesmo que o atuador sejasegurado ou travado na posição "liga".
2. Mecanismo atuator- une os contatos juntos ou independentes.
3. Contatos - Permitem que a corrente flua quando o disjuntor está ligado e seja interrompida quando desligado.
4. Terminais
5. Trip bimetálico
6. Parafuso calibrador - permite que o fabricante ajuste precisamente a corrente de trip do dispositivo após montagem.
7. Solenóide8. Extintor de arco


Curvas de Disparo

A norma de proteção estabelece que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal. Enquanto isso, os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre dez e vinte vezes a corrente nominal.Os disjuntores de curva B são indicados para cargas resistivas com pequena corrente de partida, como é o caso de aquecedores elétricos, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes. Já os de curva C são indicados para cargas de média corrente de partida, como motores elétricos, lâmpadas fluorescentes e máquinas de lavar roupas. Por fim, os disjuntores de curva D são indicados para cargas comgrande corrente de partida, a exemplo de transformadores BT/BT (baixa tensão).
[pic]


Elétrica Elementos de Entrada de Sinais







Os componentes de entrada de sinais elétricos são aqueles que emitem informações ao circuito por meio de uma ação muscular, mecânica, elétrica, eletrônica ou combinação entre elas. Entre os elementos de entrada de sinais podemos citar asbotoeiras, as chaves fim de curso, os sensores de proximidade e os pressostatos, entre outros, todos destinados a emitir sinais para energização ou desenergização do circuito ou parte dele.



Botoeiras



As botoeiras são chaves elétricas acionadas manualmente que apresentam, geralmente, um contato aberto e outro fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser enviado ao comandoelétrico, as botoeiras são caracterizadas como pulsadoras ou com trava.




As botoeiras pulsadoras invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão e, devido a ação de uma mola, retornam à posição inicial quando cessa o acionamento.




Essa botoeira possui um contato aberto e um contato fechado, sendo acionada por um botão pulsador liso e reposicionada por mola. Enquanto obotão não for acionado, os contatos 11 e 12 permanecem fechados, permitindo a passagem da corrente elétrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantêm abertos, interrompendo a passagem da corrente. Quando o botão é acionado, os contatos se invertem de forma que o fechado abre e o aberto fecha. Soltando-se o botão, os contatos voltam à posição inicial pela ação da mola de retorno....
tracking img