Apostila metodologia i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Metodista de Itapeva

















APOSTILA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA








Prof. Ms. LUIZ FERNANDO AMARAL DOS SANTOS










ITAPEVA

2006

1. O que é metodologia?

É o estudo do método na busca de determinado conhecimento. É uma preocupação instrumental, pois trata das formas de se fazer ciência. Cuida dosprocedimentos, das ferramentas e dos caminhos.
Todas as ciências caracterizam-se por um método científico. O que é método? É o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão, de modo refletido e deliberado. Para outros autores, é um procedimento regular, explicito e passível de ser repetido para conseguir-se alguma coisa, seja material ouconceitual.

1.2. Objetivos da metodologia científica


• Distinguir a ciência e as demais formas de obtenção do conhecimento;
• Desenvolver um espírito investigativo;
• Estabelecer relações entre o conhecimento estudado com os que já existem;
• Sistematizar dados de estudos;
• Desenvolver uma postura holística.

2. Os diversos tipos de conhecimento

Não é sóatravés do conhecimento científico que o homem conhece o mundo. Tanto que o homem possui o conhecimento popular, o conhecimento teológico, e ainda o conhecimento filosófico.
2.1. Conhecimento popular
O conhecimento popular é o tipo de conhecimento adquirido no cotidiano, por acaso, com base na experiência ou na tradição. Além destes aspectos, este conhecimento é adquirido sem uma observaçãometódica, sistematizada sobre os fatos.
É ainda um conhecimento superficial, não aprofundado, preocupado com a aparência (eu vi, eu senti, todo mundo diz).






É importante ressaltar que muitas descobertas científicas nascem a partir do conhecimento popular.
2.2. Conhecimento religioso (teológico)
O conhecimento religioso ou teológico é produto da fé humana, relacionado àcrença divina. Ao contrário do conhecimento científico, que exige provas concretas sobre o fato, o conhecimento religioso não espera prova alguma. Tanto que este conhecimento tenta responder questões que a ciência e o homem não consegue.
Geralmente este tipo de conhecimento é pouco contestável.

2.3. Conhecimento filosófico

O conhecimento filosófico tem a razão como verdadeira fontedo conhecimento. Ao contrário do conhecimento científico, suas hipóteses filosóficas não necessitam de confirmação ou refutação – ou seja, não necessita de repostas definitivas;
Ao contrário ainda do conhecimento científico, sua verdade é infalível pois o que a filosofia prega não pode ser testada.

2.4. Conhecimento científico

O conhecimento científico atende ao propósito daciência que é desvendar a realidade. Por isso, lida com ocorrências e fatos.
É um conhecimento existente com base na experiência metódica e sistemática, ao contrário do que ocorre no conhecimento popular.
Diferentemente do conhecimento religioso e filosófico, suas hipóteses podem ser testadas, assim como é falível, pois outras descobertas são feitas no decorrer da história.

3. O que éum projeto de pesquisa?

O projeto de pesquisa consiste no planejamento das diversas etapas a serem seguidas e na definição da metodologia a ser empregada ao longo da pesquisa e elaboração da monografia. Sem um projeto bem delineado e elaborado, é impossível realizar de forma satisfatória uma pesquisa. Assim sendo, o projeto é a primeira fase de uma pesquisa científica.

4. Elementosconstitutivos de um projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa para monografia e/ou TCC deve conter os seguintes itens :
✓ Delimitação do tema;
✓ Justificativa
✓ Objetivos
✓ Quadro teórico-metodológico
✓ Problematização
✓ Hipóteses
✓ Metodologia
✓ Cronograma
✓ Limitações
✓ Referências Bibliográficas.
Antes mesmo de iniciar a construção deste projeto, o aluno...
tracking img