Apostila metodologia do trabalho cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: Conceitos e Normas




























MARÇO
2011

1. LEITURA

A leitura significa conhecer, interpretar, decifrar e comparar. A maior parte dos conhecimentos é obtida através da leitura, que possibilita não só a ampliação, como também o aprofundamento do saber em determinado campo cultural ou científico.

1.Importância e Objetivo da Leitura

A leitura propicia a ampliação de conhecimentos, abre horizontes na mente, aumenta o vocabulário, permitindo melhor entendimento do conteúdo das obras. E tem como objetivo ser um meio eficaz para o aprofundamento dos estudos e aquisição de cultura geral.

2. Espécies de leitura


I) De entretenimento ou Distração – Visando apenas divertimento,passatempo, lazer, sem maiores preocupações com aspecto do saber. Talvez tenha um mérito: o de despertar o leitor, o interesse e em consequencia a formação do hábito da leitura. Exemplo: Revistas, obras literárias.
II) De cultura Geral ou Informativa - Tendo como objetivo tomar conhecimento, de modo geral, do que ocorre no mundo, mas sem grande profundidade. Exemplo: Livros. Revistas e jornais.III) De aproveitamento ou formativa – Cuja finalidade é aprender algo de novo ou aprofundar conhecimentos anteriores. Exige do leitor atenção e concentração. Exemplo: Livros e revistas especializados.



3. Tipos de Leitura



I) SCANNING- Procura de um certo tópico da obra, utilizando o índice ou a leitura de algumas linhas, parágrafos, visando encontrar frases ou palavras–chave.

II) SKIMING - Capitação da tendência em geral, sem entrar me minúcias , valendo-se dos títulos, subtítulos, ilustrações (se houver). Leitura dos parágrafos, tentando encontrar a metodologia e a essência do trabalho.

III) DO SIGNIFICADO- Visão ampla do conteúdo, principalmente do que interessa, deixando de lado aspectos secundários, lendo tudo de uma vez, sem voltar atrás.

IV) DEESTUDO – Absorção mais completa do conteúdo e de todos os significados, devendo ler, reler, utilizar o dicionário e fazer resumos.

V) CRÍTICA – estudo e formação de ponto de vista sobre o texto, comparando as declarações do autor com conhecimentos anteriores. Avaliação dos dados quanto a solidez da argumentação, a fidedignidade e atualização.







4. Leitura ProveitosaPara um estudo proveitoso de um texto, de um artigo ou de um livro. É preciso seguir alguns passo os seguintes passos:



I) ATENÇÃO - aplicação cuidadosa e profunda da mente, buscando o entendimento, a assimilação dos conteúdos básicos do texto;

I) INTENÇÃO - interesse ou propósito de conseguir algum proveito por meio da leitura;

II) REFLEXÃO - consideração e ponderaçãosobre o que se lê, observando todos os ângulos, tentando descobrir novos pontos de vista, novas perspectivas e relações;

III) ESPÍRITO CRÍTICO - ler com espírito crítico significa fazê-lo com reflexão, não admitindo idéias sem analisar ou ponderar, proposições sem discutir, nem raciocínio sem examinar;

IV) ANÁLISE - divisão do tema em partes, determinação das relações existentes entreelas, seguidas do entendimento de toda sua organização;

V) SÍNTESE - reconstituição das partes decompostas pela análise, procedendo-se ao resumo dos aspectos essenciais, deixando de lado tudo o que for secundário e acessório, sem perder a seqüência lógica do pensamento.



2. TRABALHOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS

Existem diversos tipos de trabalhos acadêmicos e/ou científicos.Pode-se citar, dentre eles, os seguintes tipos: Resumo; Resenha; Artigos Científicos; Trabalho de Graduação ou Acadêmico; Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia, Relatório de estágio, Dissertação ou Tese.



2.1 Resumo

Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um determinado conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber...
tracking img