Apostila hp 12

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÁQUINA DE CALCULAR HP 12 C
Jandecy Cabral Leite Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

REALIZAÇÃO UNIVERSIDADE GAMA FILHO INSTITUTO DADOS DA AMAZÔNIA

®Todos os direitos em relação ao design e pesquisa deste material didático são reservados à Universidade Gama Filho.

L5553a Ficha Catalográfica Leite, Jandecy Cabral Apostila daCalculadora HP 12 C/ Jandecy Cabral Leite. Manaus. Pós Graduação Lato Sensu Exatas e Tecnológicas. Universidade Gama Filho (UGF), 2006.

I. Calculadora HP 12 C. Científica. Apostila da Máquina HP 12 C. II. Leite, Jandecy Cabral. II. Título.

Coordenador Acadêmico Hiram de Melo Gonçalves Coordenador Pedagógico José Carlos Reston Filho Coordenadora Pedagógica Célia Regina Carrara Coordenador dePós-Graduação Jandecy Cabral Leite

Curriculum Resumido do Professor Jandecy Cabral Leite. É matemático formado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É Engenheiro de Produção Eletricista formado pela CESF-FUCAPI. É Pós-Graduado em Matemática Superior pela UNIG/RJ. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi pesquisador pela Fundação deAmparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) nos anos de 2004 e 2005. É autor de diversos projetos de cursos de Pós Graduação da UTAM/Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É autor dos projetos dos cursos de Pós-Graduação de Exatas e Tecnológicas da Universidade gama Filho (UGF). Ex-professor daUNIP/AM, UTAM, EST-UEA, CESFFUCAPI, UNINILTON LINS. Orientador de diversos trabalhos monográficos e projetos de pesquisa. Participo de Seminários Nacionais e Internacionais onde são publicados os trabalhos. É pesquisador da Fundação André Nunes Coelho (FANC). É coordenador para Região Norte dos Cursos de Exatas e Tecnológicas da Universidade Gama Filho (UGF).

jandecy@bol.com.brjandecycabral@hotmail.com (92) 9114 1480 3642 5500 IDAAM/UNIVERSIDADE GAMA FILHO (UGF) 3622 0897 FUNDAÇÀO ANDRÉ NUNES COELHO (FANC)

1. CONHECENDO A SUA CALCULADORA HP-12C

Depois de tantas contas feitas no braço, chegou a hora de resolvê-las usando a HP12C. A diferença entre uma HP-12C e as calculadoras convencionais está na forma de entrada dos dados. As calculadoras convencionais executam cálculos de umaforma direta, ou seja, obedecendo à seqüência natural da Matemática. Para fazermos a operação 2+3, tecla-se primeiro 2, depois o +, e em seguida o 3 e, finalmente, a tecla =. Resultado: 5. Que coisa mais difícil !!!!

Na HP-12C, você vai se cansar de procurar a tecla = e não vai achar. (Se a sua tiver, pode leva-la para casa e vende-la como raridade...) A HP-12C opera com o sistema de entrada dedados RPN (Notação Polonesa Reversa), onde introduzimos primeiro os dados, separados pela tecla ENTER ( aquela grande aí no meio do teclado), e depois as operações. Tal sistema torna os cálculos extensos muito mais rápidos e simples. Vamos pôr a mão na massa, fazendo a operação 2 + 3 na HP-12C: Primeiro ligue a máquina, né!!! ( pressione a tecla ON) Achou? (Aquela do canto inferior esquerdo) Casoo visor apresente um número diferente de zero, limpe-o usando a tecla CLX. (Clear x = limpa o visor) Depois pressione a tecla f (aquela douradinha ou amarelinha depois que desbotou) e a seguir a tecla 2 para o visor apresentar 2 casas decimais Agora aperte 2, pressione ENTER e em seguida 3. Por último, a tecla +. Resultado 5. Deu o mesmo que antes ! A calculadora calcula certo mesmo !!! OBS:- Elanão é mais difícil que as calculadoras convencionais, ela é diferente. Por ser diferente não estamos acostumados com esse processo. Por ser diferente é que vamos estudá-la em detalhes. Ah! Por falar nisso, provavelmente aquele 5 ainda continua no visor. Desligue a máquina (pressionando

ON de novo) e o visor se apagará. Agora aperte novamente o ON (ligando a máquina). Pimba na chulipa!! Lá...
tracking img