Apostila excel 2010

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudando: Excel 2010
Introdução
O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela e aproveitar a grande capacidade de cálculo e armazenamento do computador para conseguir efetuar trabalhos que, normalmente, seriam resolvidos com umacalculadora, lápis e papel. A tela do computador se transforma numa folha onde podemos observar uma série de linhas (números) e colunas (letras).
A cada encontro de uma linha com uma coluna temos uma célula onde podemos armazenar um texto, um valor, funções ou fórmula para os cálculos. O Excel oferece, inicialmente, em uma única pasta de trabalho 3 planilhas, mas é claro que você poderá inserir maisplanilhas conforma sua necessidade.

Estudando: Excel 2010 Básico
Escolher LiçõesFechar
Interface
A interface do Excel segue o padrão dos aplicativos Office, com ABAS, Botão Office, controle de Zoom na direita. O que muda são alguns grupos e botões exclusivos do Excel e as guias de planilha no rodapé à esquerda.

 
Guias de Planilha

Um arquivo do Excel ao iniciar com três guias de planilha,estas guias permite que se possa em um único arquivo armazenar mais de uma planilha, inicialmente o Excel possui três planilhas, e ao final da Plan3 temos o ícone de inserir planilha que cria uma nova planilha. Você pode clicar com o botão direito do mouse em uma planilha existente para manipular as planilhas.

Na janela que é mostrada é possível inserir uma nova planilha, excluir uma planilhaexistente, renomear uma planilha, mover ou copiar essa planilha, etc...

Movimentação na planilha
Para selecionar uma célula ou torná-la ativa, basta movimentar o retângulo (cursor) de seleção para a posição desejada. A movimentação poderá ser feita através do mouse ou teclado. Com o mouse para selecionar uma célula basta dar um clique em cima dela e observe que a célula na qual você clicou émostrada como referência na barra de fórmulas.

Se você precisar selecionar mais de uma célula, basta manter pressionado o mouse e arrastar selecionando as células em seqüência.

Se precisar selecionar células alternadamente, clique sobre a primeira célula a ser selecionada, pressione CTRL e vá clicando nas que você quer selecionar.

Podemos também nos movimentar com o teclado, neste casousamos a combinação das setas do teclado com a tecla SHIFT.

Estudando: Excel 2010 Básico
Formatação de Células
A formatação de células é muito semelhante a que vimos para formatação de fonte no Word, basta apenas que a célula onde será aplicada a formatação esteja selecionada, se precisar selecionar mais de uma célula, basta selecioná-las.
As opções de formatação de célula estão na ABA Início.Temos o grupo Fonte que permite alterar a fonte a ser utilizada, o tamanho, aplicar negrito, itálico e sublinhado, linhas de grade, cor de preenchimento e cor de fonte. Ao clicar na faixa do grupo será mostrada a janela de fonte.

A guia mostrada nesta janela é a Fonte nela temos o tipo da letra, estilo, tamanho, sublinhado e cor, observe que existem menos recursos de formatação do que no Word.A guia Número, permite que se formatem os números de suas células. Ele dividido em categorias e dentro de cada categoria ele possui exemplos de utilização e algumas personalizações como por exemplo na categoria Moeda em que é possível definir o símbolo a ser usado e o número de casas decimais.

A guia Alinhamento permite definir o alinhamento do conteúdo da célula na horizontal e vertical,além do controle do texto.

A guia Bordas permite adicionar bordas a sua planilha, embora a planilha já possua as linhas de grade que facilitam a identificação de suas células, você pode adicionar bordas para dar mais destaque.

A guia Preenchimento permite adicionar cores de preenchimento às suas células.

Vamos então formatar nossa planilha, inicialmente selecione todas as células de...
tracking img