Apostila de treinamento com pnl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relacionamento Interpessoal no Trabalho

Relacionamento Interpessoal significa relacionamento entre pessoas, englobando todos os tipos de relacionamento entre os seres humanos. Desde o seu nascimento, todo ser humano passa a pertencer a uma família, já se envolve em seus primeiros relacionamentos interpessoais.
Ao chegar à fase adulta, o individuo terá estabelecido milhares de vínculos nassuas relações, participando de grupos sociais, relacionamentos afetivos e profissionais.
Todos esses relacionamentos apresentam uma característica em comum: a comunicação.
Podemos dizer que o homem não vive sozinho. O desenvolvimento da sociedade tornou as pessoas cada dia mais dependentes de seu grupo. Isto também acontece no trabalho.
Há autores que afirmam que o homem vive:
* No trabalho,pois tudo o que está a sua volta é fruto do trabalho, seu ou de outro individuo;
*Do trabalho, pois é dele que se conseguem os recursos necessários para a sobrevivência;
* Para o trabalho, pois nele pode realizar-se enquanto homem, sentindo-se útil, responsável, produtivo e reconhecido.

Se as pessoas descobrirem como agem e tentarem descobrir maneiras para compensar tais comportamentos, isso osajudará com mais eficiência no relacionamento interpessoal.

Comunicação

É o processo que consiste em transmitir e receber mensagens com finalidade de afetar o comportamento das pessoas. O individuo não pode mudar o outro mais pode mudar seu modo de atuar no ambiente.
Isto colocado de maneira simples significa que ao mudar o modo de agir,o individuo, muda o modo de ação dos outros emrelação a ele. Ações diferentes respostas diferentes!
Como mudar? O que mudar? Ter consciência do objetivo da comunicação, o que é isso?

Processo de Comunicação

A comunicação é essencial, todos os indivíduos necessitam se comunicar, em vista disso, deve-se questionar sobre a compreensão que tem em relação ao uso da comunicação.
A comunicação quando comparada a uma ferramenta e usada de modocorreto, se torna eficiente e o resultado será positivo, todavia, se usada sem cautela corre-se o risco de que os resultados sejam negativos. O individuo na maioria das vezes desconhece que a comunicação é uma ferramenta, e cabe a ele torná-la eficiente.

Entendendo o Processo de Comunicação

Por meio de comunicação expressamos:

*Pensamentos; todos os registrados em nossosubconsciente passando para o consciente em relação à situação na qual o individuo esta vivenciando.

*Experiências; registros inconscientes de momentos vividos semelhantes ou ativados pelo sistema de ancoras, pois, cada experiência que o individuo tem, registra-se como resultado uma “pasta de arquivo” no subconsciente e ela é ativada dando coordenadas ao individuo de como deve agir, esta pastapode ser ativada por mecanismos de ancoras, por exemplo: quando ouço aquela musica lembro-me dele (a), ao sentir este aroma lembro-me de minha vovozinha fazendo cuca para a festa natalina, entre outros.

*Emoções; quem nunca perdeu a cabeça em uma discussão? O que isto significa? Sabemos que o individuo sem a cabeça perde a condição de viver, dessa maneira, poderíamos interpretar que o controleemocional, aquele que nos mantém “com a cabeça no lugar” é essencial para vivermos.
O controle emocional pode e deve ser aprendido pelos indivíduos que tem a intenção de desenvolver uma comunicação eficiente, existem varias leituras disponíveis no mercado que auxiliam neste processo. Todavia, em relação à comunicação, o individuo deve ter de maneira consciente a importância de observar ainterferência da emoção na comunicação, uma vez que, ao comunicar-se o individuo deve ter consciência de seu estado emocional e assim ser capaz de controlar-se. O que sentimos ao comunicar uma informação corretiva persistente, por exemplo, você já se observou emocionalmente? Será que estou dizendo o que os outros estão ouvindo? Minha comunicação está eficiente?
Estas são alguns dos questionamentos que...
tracking img