Apostila de quimica laboratial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- 2012 –

UNIVERSIDADE FEDeRAL DE MATO GROSSO DO SUL

PRÁTICAS

QUÍMICA GERAL

Prof. Sergehi A. Juiz

ÍNDICE
Segurança em Laboratório.......................................................................................................03 Descartes de resíduos .............................................................................................................04 Avaliação.................................................................................................................................05 Material de Laboratório.............................................................................................................05 Os dez mandamentos do Laboratório.......................................................................................12Volumetria.................................................................................................................................13 Titulação...................................................................................................................................17 Experimentos de Química..................................................................................................21Prática 01. Técnica de Transferência de líquidos com verificação de volumes com vários tipos de frascos volumétricos......................................................................................21 Prática 02. Titulação............................................................................................................23 Prática 03. Separar componentes de umamistura................................................................24 Prática 04. Destilção:outro método de separação..................................................................26 Prática 05 e 06. Propriedades Físicas: Ponto de Ebulição; Ponto de Fusão; Sublimação......27 Prática 05. Ponto de Fusão......................................................................................................31 Prática 06.Ponto de Ebulição...................................................................................................34 Prática 07. Densidade de álcoois.............................................................................................36 Prática 08. Água de Hidratação............................................................................................... 38 Prática 09. ReaçõesQuímicas.................................................................................................40 Prática 10. Especificidade e Sensibilidade de Reações Químicas...........................................43 Anexos......................................................................................................................................45Bibliografias..............................................................................................................................49

2

1- SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
Especial atenção deve ser dada a SEGURANÇA, tanto pessoal, como coletiva. As medidas de segurança no laboratório são uma consequência das regras do bom senso. Em geral, um acidente ocorre quando menos se espera e não se pode prevê-los com antecedência. Noentanto, inúmeros cuidados podem ser adotados sem grande esforço e diminuir os riscos a um mínimo insignificante. Embora não seja possível enumerar todas as causas de possíveis acidentes em laboratório, há certos cuidados básicos a serem observados:

FOGO: Além de materiais inflamáveis como : madeira, cortiça, incluindo o próprio vestuário e
cabelos, todo o laboratório contém solventes altamenteinflamáveis(éter, acetona, álcool e outros) ou então, durante o trabalho experimental podem surgir substâncias inflamáveis. Desta forma, o bico de Bunsen deve ser utilizado somente quando necessário. Não aquecer líquidos inflamáveis à chama direta; afastar o fogo de qualquer coisa que possa inflamar-se e sobretudo, não esquecer acesa uma chama ou gás ao sair do laboratório.

EXPLOSÕES: ocorre...
tracking img