Apostila de microscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina de Microscopia


Microscopia de luz

Generalidades:

• Um microscópio é um sistema óptico que transforma objeto pequeno em uma imagem bastante ampliada.
A principal finalidade do microscópio é permitir observação individualizada de pontos que estejam situados bem próximos um dos outros (poder de resolução).


Estrutura:


• O microscópio é constituído portrês tipos de conjuntos de lentes:

- Ocular – que fica próximo do observador, as microscopias podem ter uma ocular (monocular) ou duas oculares (binocular). Ambas com aumento de 10x e ficam no revolver, encaixadas no canhão.

- Objetivas – Que fica próxima ao objeto a ser observado o microscópio pode ser observado o microscópio pode ser composto por 2, 3 ou 4 objetivas. As objetivas têm aumentode 4x, 10x, 40x e 100x.
A objetiva de aumento de 100x é de imersão.

- Condensador – É um cone de luz sobre o objeto influenciando na sua nitidez.

- Parafuso macrométrico – Localiza-se no braço do aparelho. É utilizado para grandes movimentos de platina.

- Parafuso micrométrico – Tem a mesma localização do macrométrico. É muito útil na localização delicada dos objetos, pois realizapequenos movimentos.

- Platina – Onde se coloca o material a ser observado.

- Chariot – Cujos parafusos movimentam o material a ser observado.

- Diafragma – Controla a intensidade da luz.

- Lâmpada – Fica embutida na base do aparelho.
[pic]


Funcionamento:

A objetiva projeta uma imagem aumentada do objeto em direção à ocular, que amplia novamente a imagem e a projeta na retina. Aampliação total é igual ao aumento da objetiva multiplicado pelo aumento da ocular.


Rotina com o microscópio
1 Levante (ou afaste) a presilha e fixe a lâmina sobre a platina (mesa), de maneira que a peça a ser observada coincida com o orifício da mesma.
2 Verifique se o diafragma (do condensador) está aberto. O grau de abertura é controlado por uma pequena alavanca (ou botãocircular) no corpo do condensador.
3 As variações do ângulo do espelho (ou da intensidade luminosa) auxiliam no controle da luz que atravessará o diafragma e o orifício da platina da lâmina de vidro, do preparado e lamínula e penetra no canhão, atravessando antes a objetiva. O lado plano do espelho é usado para pequenos aumentos, e o côncavo para aumentos maiores. No caso de luz própria, estasvariações são feitas variando-se a intensidade luminosa.
4 Ao iniciar o trabalho, engatilhe a objetiva de menor aumento na posição de observação.
5 Levante a platina com o dispositivo (parafuso) macrométrico, até quase encostar na lâmina. Não mais se utilize deste dispositivo (parafuso) para movimentar a platina (mesa).
6 Caso use óculos, guarde-os, pois o microscópio corrige oseu defeito de visão.
7 Com os olhos na ocular, baixe a platina (mesa) com o dispositivo (parafuso) macrométrico até se esboçar a imagem.
8 Utilizando-se, agora, do dispositivo (parafuso) micrométrico, obtenha maior nitidez.
9 Repita o procedimento com outros aumentos e procure esquematizar ("desenhar") o observado (preparo biológico).
10 Para trocar as objetivas, emalguns tipos de microscópio é possível fazê-lo diretamente girando o revólver, e utilizando-se do dispositivo (parafuso) micrométrico, para obtenção de nitidez. Em outros, porém, é necessário reiniciar o trabalho.
11 Para calcular a ampliação que está sendo utilizada, basta multiplicar os números gravados nas lentes: ocular e objetivas. Por exemplo:
[pic]


Normas básicas de microscopia1 Nunca levante a platina do microscópio olhando pela ocular. Olhe por fora, para não se arriscar a quebrar a lâmina e estragar a objetiva.
Nunca toque com os dedos ou com os cílios na ocular, para não sujá-la. Se do
sexo feminino, não deve usar cílios postiços.
2 Nunca levantar o microscópio da mesa segurando pelo canhão (ou tubo). Transporte-o com uma das mãos, segurando pelo...
tracking img