Apostila de leitura de componentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Leitura

de Componente

FLEX INDUSTRIES

Introdução

As primeiras máquinas eletrônicas que surgiram eram compostas por válvulas e eram imensas e produziam muito calor. Assim essas máquinas eram de grande porte para que houvesse uma maior dissipação do calor gerado.
Uma dessas máquinas eram os computadores que chegavam a ser do tamanho de um prédio de três andares.Podemos nos lembrar dos nossos aparelhos domésticos, como rádios e televisores, que eram aparelhos maiores que os existentes atualmente. Ao passar dos anos foram surgindo varias tecnologias a fim de melhorar a qualidade do produto. Assim, surgiram os componentes PTH (Pin Through Hole), ou seja, componentes montados através de furos nas placas de circuito impresso. Esses componentes eram muito menoresque as válvulas e proporcionaram a diminuição do tamanho das maquinas alem de melhorar o seu funcionamento.
O constante desenvolvimento e demanda por equipamentos ainda menores proporcionaram o surgimento de uma nova tecnologia: a SMT(Surface Mount Tecnology), ou seja, tecnologia de montagem em superfície. Os componentes SMD são ainda menores do que os componentes PTH. Seus terminais nãoatravessam a placa de circuito impresso.

1 – Conceitos Gerais

1.1 – Componente – Definem-se componente como todo dispositivo que pode resistir, filtrar ou amplificar a corrente elétrica.

1.2 – Terminais – São elementos inseridos no corpo do componente, podendo ser de fio redondo ou chato, permitindo a conexão e montagem dos componentes nas Placas de circuito impresso.

1.3 – CircuitoIntegrado – è constituído por um conjunto de dispositivos ou componentes interconectados (transistores, resistores, diodos, capacitores), montados dentro de uma única estrutura, desenvolvendo diversas funções eletrônicas.

1.4 – Polaridades (positiva/negativa) – Os componentes são dispositivos que conduzem eletricidade e tem funções especificas.

Por exemplo: quando colocamos uma pilhainvertida em um rádio ele não funcionará! O que faz uma pilha funcionar em uma posição e não funcionar em outra se chama de polaridade e de forma semelhante às pilhas alguns componentes eletrônicos também possuem polaridade. Sendo de suma importância que identifiquemos os componentes que tem polaridade e os coloquemos na posição correta. Como identificar que um componente tem polaridade? Pois bem, sãosemelhantes ao caso das pilhas, os sinais (+-) mostram claramente que um lado é distinto do outro. Os componentes com polaridade também nos mostram a polaridade mediante sinais do mesmo tipo: ressaltos, tarjas coloridas, cortes ou entalhe. Sempre haverá algum detalhe que diferenciará um lado do outro, e caso os componentes eletrônicos não sejam colocados na placa corretamente acontecerá igual aorádio com a pilha invertida, eles não funcionaram. Para saber sua posição correta, existe na placa uma identificação a qual nos mostra o modo correto da montagem do componente.

1.5 – Valores /Tolerância – Continuando com o exemplo das pilhas: Existem pilhas de 1,5 volt e de 3 volt, isso denominamos de valor. Assim como, pilhas, alguns componentes possuem valores. O valor do componente é indicadoatravés de números colocados no corpo ou através de tarjas coloridas. Os componentes não apresentam os valores exatos devido às características dos materiais utilizados para a sua fabricação, sendo assim, os componentes possuem umas determinadas precisões e seu valor tem uma determinada faixa de aceitação que se chama tolerância. A tolerância é a variação que o valor indicado no componente podeapresentar para considerar aceitável.

Exemplo: Valor de um resistor de 2,1MΩ ±10% .

O Valor deste resistor irá variar em + 2,31MΩ e – 1,89MΩ.

1.6 – Placas de Circuito Impresso (PCI) – As PCI’s fornecem a estrutura física onde são inseridos os componentes elétricos. Essas estruturas apresentam condutores elétricos representados por filetes, que são chamadas de trilhas. As trilhas fazem a...
tracking img