APOSTILA DE ESTUDO PARA OBTENCAO DO COER SIMPLIFICADA ETICA E TECNICA OPERACIONAL

3051 palavras 13 páginas
APOSTILA DE ESTUDO PARA
OBTENCAO DO COER
APOSTILA SIMPLIFICADA PARA
CLASSE C REDUZIDA POR MARCELO
PU5WMA.

TÉCNICA E ÉTICA OPERACIONAL
Os princípios éticos são a base de um radioamadorismo sadio, fraterno e construtivo e visam proporcionar a harmonia e o entusiasmo humano. Lembre-se que o radioamadorismo é um contínuo processo de aprendizado. Nós aprendemos através de instruções, e os comentários abaixo

fornecerão princípios básicos para uso consciente de nossa QRG.
O Coordenador da Rede ou Rodada é o responsável pelo fato de ser a mesma conduzida de maneira ordenada e cortês e que não perturbe outros comunicados.
Nenhum operador ou rede individual tem o direito exclusivo a uma freqüência específica, a menos que esteja conduzindo tráfego de emergência.
O uso da freqüência pertence aquele que a está ocupando no momento
Não interrompa no meio de uma conversação, se você pretende fazer uma chamada a outra estação ou pretende juntar-se ao grupo, ou rodada.
Espere, ao menos, até que o câmbio da estação que está com a palavra termine e, só então anuncie seu indicativo de chamada depois que a estação que estiver falando desligar o PTT ou VOX.
“BREAK” SÓ É PERMITIDO em casos de comprovada EMERGÊNCIA.
Identificar uma estação com : “boa tarde”, “bom dia”, “estou chegando aí ?” “oportunidade”,
“chego“, etc não são formas aceitáveis de identificação.
Provocam um retorno inútil de câmbio, que poderia ser evitado, por exemplo “bom dia de quem ?”,
“quem chamou ?”, “oportunidade para quem ?” e por aí afora.
Se você achar que uma nova estação chegou à freqüência e não sabe quem você é por bom procedimento operacional, dê-lhe seu indicativo de chamada e nome.
Mesmo que a estação seja de seu melhor amigo, se não é sua vez de falar, não entre na QRG, não o cumprimente, não lhe dirija a palavra. Espere a sua oportunidade de falar, dentro da seqüência natural. Deixar a freqüência “a quem de direito” normalmente gera certa confusão logo após.
É desagradável desenvolver conversação

Relacionados