Apostila de contrabaixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1: Contatos Imediatos I
Vamos Tomar Como Base No Decorrer Do Nosso Curso O Baixo De Quatro Cordas Por Ser Mais Acessível.
Em Se Tratando Da Relatividade Das Cordas, Temos, Como Um Padrão Mais Comum De Afinação Em 440htz,a afinação em A(lá) O Seguinte Valor Para As Cordas:
E---------------------------------------------------
A---------------------------------------------------D---------------------------------------------------
G---------------------------------------------------
Ainda Falando Sobre A Questão Das Cordas, Que É Um Ponto Importante, Podemos Classificá-Las Quanto Ao Calibre.
Normalmente, As Cordas Com Calibre Menor(Mais Finas), Possuem Menos Sustain (Sustentação), Porém São Mais Macias Proporcionando Uma Ação Mais Baixa Ao Braço Do Instrumento.
*Ação:Distância Das Cordas Ao Braço. Normalmente Quanto Mais Alta A Ação Mais Volume Teremos.
Uma Corda Com Calibre Maior, Possui Um Sustain Mais Forte, E Como A Tensão Do Braço Fica Um Pouco Maior Com Essas Cordas, A Tendência É Que Tenhamos Uma Ação Mais Alta No Braço. As Cordas Leves Estão Entre 0.35mm E 0.40mm, Se Você Quiser Uma Sonoridade Mais Forte, Pode Utilizar As De 0.45mm Que AtendemPerfeitamente Quando O Assunto É Peso.
Eu, Particularmente Prefiro As De 0.40mm, Por Proporcionarem Uma Maior Maciez Sem Prejudicar O Som, E, Na minha opinião, A Técnica.
A "Pegada" E O Estilo Musical Do Baixista Também É Determinante Para A Escolha Das Cordas. Um Baixista Com Uma Pegada Leve, E Que Utilize Ghost Notes, Tapping, E Outras Técnicas De Digitação (Calma!!! Vamos Falar Também Sobre CadaTécnica Dessa Em Separado...) No Decorrer De Sua Execução Se Sentirá Mais À Vontade Com Cordas Mais Leves. Isso É Uma Opinião Pessoal.
Tipos de Cordas
EXISTEM CORDAS FEITAS DE COBRE, DE COR VERMELHA. ALGUNMAS MARCAS SE ROMPEM FACILMENTE.

HÁ TAMBÉM CORDAS FEITAS DE BRONZE FOSFÓRICO, DE COR AMARELA. SÃO RECOMENDADAS PARA BAIXOS ACÚSTICOS TIPO "VIOLÃO" OU "BAIXOLÃO".
QUANTO AO TIPO, EXISTEMBASICAMENTE 3:

*ROUNDWOUND - TIPO MAIS COMUM, E RECONHECIDO PELA ASPEREZA.

*FLATWOUND - SÃO FEITAS A PARTIR DE UMA TIRA RETANGULAR ENROLADA, O QUE A DEIXA MUITO LISA, E INDICADA PARA BAIXOS FRETLESS. ENTRETANTO, AS FLATWOUND TEM POR CARACTERISTICA SONORA O SOM MAIS PURO, ENQUANTO AS ROUDWOUND TEM O SOM MAIS "ENCORPADO".

*HALFFWOUND - QUE NADA MAIS É DO QUE UMA ROUNDWOUND TRABALHADA NA PARTE DECONTATO COM O ESPELHO. NESTE TRECHO, ELA É LISA COMO A FLATWOUND. MAS NA PARTE DE "TOQUE", ELA É ÁSPERA COMO A ROUNDWOUND. COM ISSO, OBTÉM-SE UM SOM "ENCORPADO"MAS SEM DANIFICAR O ESPELHO.
É Sempre Muito Viável Contar Com O Auxílio De Um Luthier Para A Devida Regulagem Do Instrumento. Esse Profissional É O Responsável Direto Pela Maciez E Leveza De Ação Do Braço Do Baixo. Ele Está DevidamenteHabilitado Para Regular Ponte, Tarraxas, Tirante, Etc...
 
*Tirante:
É A "Alma" Do Braço. Uma Haste De Metal Arqueada, Que Impede Que O Braço Do Instrumento Sofra Uma Tensão Exagerada Das Cordas.
*Tarrachas:
São As Responsáveis Pela Afinação Do Instrumento.
*Ponte:
Peça Localizada Na Parte Inferior Do Corpo Do Baixo, Onde Se Prendem Os Martelos Das Cordas.
Considerações ImportantesMelodia do Baixo
Sabemos Que O Baixo É, Basicamente, Um Instrumento Melódico, Sob O Aspecto Da Execução Comum, Por Não Trabalhar No Decorrer Da Música Com Montagem De Acordes. Contudo, Existem Situações Particulares Que Nos Permitem Essa "Regalia", O Que Enriquece Muito A Performance.
Estamos Falando Do Famoso "Tum... Tum Tum.."
Esse Tum...Tum Tum..., Às Vezes É Fundamental À Música, Porque ConfereO "Groove" Necessário.
Um Bom Baixista Está Sempre Em Sintonia Com Seu Baterista!!!!
Nunca Se Esqueça Desse Detalhe!!
Baixo E Bumbo "Colados" É Seguramente, 60% Da Música. Principalmente Em Alguns Estilos Em Especial, Como O Funk, O Hip Hop, R&B, Etc...No Mais É "Colar" E Sentir O Balanço.
É Interessante Ouvir Também O Que Está À Sua Volta Na Música, Claro!
E Balançar Galera...Tem Que...
tracking img