Apostila de ciencias!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: _____________________________________________________________________________________

O Sistema Linfático: O sistema linfático humano é formado pelos vasos linfáticos, e por órgãos como timo, o baço, as tonsilas e os linfonodos. No sistema linfático circula um liquido esbranquiçado, que recebe o nome de linfa.
Todo o excesso de líquido que sai dos capilaressanguíneos e que banha as células do corpo flui para um sistema de vasos diferente do sistema cardiovascular: o sistema linfático. O liquido recolhido é a linfa; ela é formada por parte do plasma e por glóbulos brancos (hemácias).
O sistema linfático auxilia na drenagem dos líquidos do corpo que ocupam os espaços entre as células, contribuindo com o sistema cardiovascular na remoção do excessodesses líquidos. Ao contrario das artérias e das veias, os vasos linfáticos não tem seu liquido impulsionado diretamente pelo coração. Para a circulação da linfa, agem forças como a pulsação das artérias próximas, mas, principalmente, os movimentos musculares. Outra função do sistema linfático é ajudar na defesa do nosso corpo.
Junto à rede de vasos do sistema linfático há os linfonodos.Eles são pequenos órgãos especializados na filtragem da linfa e na produção de leucócitos. Quando ocorre alguma infecção, provocadas por vírus, bactérias ou algum outro agente estranho ao organismo, o linfonodo incha e forma a íngua. Ao observar uma ígua, é possível detectar um processo infeccioso ainda no inicio.
O timo é um órgão que auxilia e distribui os linfócitos aos outrosórgãos. Os linfócitos são glóbulos brancos responsáveis pela produção de anticorpos, especializados na defesa do organismo.
O baço é o local de transformação dos linfócitos. As células dentro do baço também fagocitam bactérias, plaquetas e glóbulos vermelhos danificados ou envelhecidos.
As tonsilas participam nas respostas imunitárias contra substâncias estranhas que são inaladas.Os linfonodos são órgãos arredondados, distribuídos por todo o corpo, geralmente em grupos.


















A Saúde Do Sistema Linfático: O sistema linfático pode ser acometido por doenças degenerativas – como alguns tipos de câncer -, por vermes, vírus ou bactérias parasitas.
> Elefantíase: A elefantíase também chamada de filariose é umaobstrução dos vasos linfáticos situados, principalmente nos membros inferiores do corpo. Essa doença é causada por vermes parasitas chamados de filarias (wuchereria bancroft). O membro afetado fica inchado por causa do acúmulo excessivo de plasma que não retorna á circulação sanguínea. As filarias são transmitidas por picada de mosquitos contaminados do gênero Culex. A elefantíase tem esse nome devido aoaspecto dos membros inferiores serem parecidos as patas de um elefante.
> Linfoma: O linfoma é um câncer que acomete as células do tecido linfático. Pode originar-se nos linfonodos ou no tecido linfático dos órgãos do corpo. Caracteriza-se por um rápido crescimento de um linfonodo ou te uma zona do órgão afetado. Apresenta sintomas como febre e perda de massa corporal.
> AnginaTonsilar (amidalite): Quando as tonsilas palatinas (antigamente conhecida como amígdalas ou amídalas) se infeccionam, surge a angina, uma inflamação aguda na garganta, provocada principalmente por vírus ou bactérias. As tonsilas ficam maiores e com pontos brancos ou amarelos cheios de pus. Muitas pessoas que sofrem de Angina Tonsilar Crônica têm as tonsilas extraídas, porque as infecçõesconstantes podem dar origem a outras doenças, como a febre reumática e problemas cardíacos. Nem todos os médicos então de acordo com essa cirurgia, devido ao papel protetor das vias respiratórias desempenhado pelas tonsilas.


O Sistema Imunitário: O sistema imunitário é constituído por estruturas e células de defesa, das quais se destacam os glóbulos branco (leucócitos).
>...
tracking img