Apoptose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Patologia
Trabalho de Patologia

APOPTOSE
A apoptose é o evento de morte celular, geneticamente programada, que envolve uma série de alterações morfológicas no citoplasma e núcleo,levando à inativação e fragmentação da célula apoptótica, ao final de seu ciclo celular, sem extravasar conteúdo tóxico para o meio extracelular, portanto, sem causar dano tecidual, o que resultaria emnecrose, e levaria à uma reação inflamatória. Os fragmentos celulares, resultantes do processo, são fagocitados por macrófagos teciduais, sem risco de dano químico ou toxicidade para as demaiscélulas do tecido.
Este processo que encerra o ciclo de vida das células, é fundamental em uma série de eventos normais nos tecidos dos organismos eucariontes. É uma forma natural de remoção de célulasenvelhecidas ou alteradas, abrindo espaço para o surgimento, por Mitose ou migração, de células jovens e sadias que irão recuperar e preservar a funcionalidade do tecido ou órgão. É importante na remoçãode células e remodelação de tecidos durante a embriogênese e o crescimento, na involução normal de tecidos hormônio-dependentes como a próstata, glândula mamária e útero pós-gravídico, na atresiaovariana ao longo de cada ciclo menstrual, na seleção clonal dos linfócitos tímicos e dos demais órgãos linfóides, no descarte de células em tecidos com alta taxa de renovação celular, como pele eintestino.
A apoptose pode ser descrita em uma seqüência de etapas facilmente identificadas ao microscópio de luz:
1ª Etapa:
A cromatina, inicialmente esparsa e em transcrição, começa um processo rápidode condensação e inativação. Formam-se grumos grosseiros de heterocromatina, no interior do núcleo, com alguma alteração do limite nuclear.
A inativação do material genético leva ao desmonte docitoesqueleto e sua desorganização, fazendo com que a célula deforme seus contornos e desfaça suas junções, protegendo as células vizinhas da transferência involuntária de resíduos tóxicos que poderiam...
tracking img