Apoptose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apoptose


é o mecanismo pelo qual a célula promove a sua autodestruição de modo programado.
Este fenómeno pode-se observar em quadros de alteração hormonal, como a menopausa (envolvendo ascélulas endometriais), em tumores com fases de regressão ou de intensa proliferação e em algumas doenças virais (como a hepatite viral).
Os eventos celulares que fazem parte da apoptose incluem,inicialmente, a condensação da cromatina nuclear, oriunda da fragmentação do DNA por endonucleases; o mecanismo da ativação dessas endonucleases ainda não está completamente estabelecido. Há também diminuiçãodo volume celular, decorrente de ligações interprotéicas no citoplasma. As células em apoptose manifestam receptores para macrófagos, os quais fagocitam essas células. Todos esses eventos sãocontrolados por genes responsáveis pelo crescimento e diferenciação celular.
Apoptose ou morte celular programada é um tipo de "auto-destruição celular" que requer energia e síntese protéica para a suaexecução. Está relacionada com a homeostase na regulação fisiológica do tamanho dos tecidos, exercendo um papel oposto ao da mitose.
Ocorre no desenvolvimento embrionário, na organogênese, na renovação decélulas epiteliais e hematopoiéticas, na involução cíclica dos órgãos reprodutivos da mulher, na atrofia induzida pela remoção de fatores de crescimento ou hormônios, na involução de alguns órgãos eainda na regressão de tumores. Portanto consiste em um tipo de morte programada, desejável e necessária que participa na formação dos órgãos e que persiste em alguns sistemas adultos como a pele e osistema imunológico
Fisiologicamente a apoptose é um dos participantes activos da homeostase no controle do equilíbrio entre a taxa de proliferação e degeneração com morte das células, ajudando namanutenção do tamanho dos tecidos e órgãos. A perda deste equilíbrio promove o aparecimento de lesões proliferativas e degenerativas como:  nfarto do miocárdio,  doença de Alzheimer, etc.
 Existem...
tracking img