Aplicacao da metalografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 2
1 Metalografia 2
1.1 Ensaio Metalografico 2
1.1.1 Macrografia 2
1.1.2. Micrografia 3
2 Recebimento do Material 3
3 Procedimentos 3
3.1. Identificação da Amostra 4
3.2. Corte dos corpos de Prova 4
3.3. Embutimento 5
3.3.1. Embutimento a frio 5
3.3.2. Embutimento a quente 6
3.3.3. Embutimento de amostras para macrografia 7
3.4. Lixamento 7
3.5.Polimento 9
3.6. Ataque químico 11
3.7 Análise 12
4 Resultado 14
5 Conclusão 14
6 Bibliografia 15
7 Índice de Ilustrações 15
Apêndice A – Rotina de Trabalho 16
Apêndice B – Esquema de utilização dos equipamentos. 19
Anexo A – Tabela de Reagentes para Ataque Químico 25
Anexo B – Tabela de Técnicas de Ataques Químicos 27

Introdução

Este manual tem por finalidade auxiliar napreparação de amostras para analise metalográfica de uma junta soldada, mostrando o passo a passo sequencial de como se deve agir desde o recebimento do material, onde se faz a verificação do que se quer analisar, até a produção do laudo técnico.
Tomando como referência o treinamento realizado no laboratório da Fatec de Pindamonhangaba pelo Prof. Dr. Olivério Moreira de Macedo Silva, algunsartigos produzidos e bibliografia pertinente ao assunto.
1 Metalografia

Metalografia por definição é o estudo da morfologia e estrutura dos metais.
O estudo da metalografia pode ser qualitativo ou quantitativo.
A metalografia qualitativa identifica uma estrutura por sua forma, sua distribuição e local onde se deposita, determina quais são os microconstituintes que compõe o material.
Ametalografia quantitativa tem o objetivo de determinar o tamanho do grão, a porcentagem de cada fase presente, forma e tipo de inclusões não metálicas e outros dados específicos de cada liga.
Com esses dados é possível identificar uma liga, prever o comportamento mecânico e o método como o material foi processado.

1.1 Ensaio Metalografico

Consiste na preparação de amostras para seremanalisadas como o intuito de relacionar a
estrutura intima do material com suas propriedades físicas, mecânicas e com seu desempenho em trabalho.
O ensaio metalográfico pode dividir-se em ensaios macrográficos e ensaios micrográficos.

1.1.1 Macrografia

Neste tipo de ensaio metalográfico o material ou corpo de prova é preparado, como será explanado mais a frente, é analisado a olho nu ou com umapequena ampliação (de 10 a
50 x) conforme mostra a literatura, não existindo um consenso quanto a ampliação.
Com este tipo de ensaio para uma junta soldada, já pode ser observada uma série de características, como alguns defeitos e descontinuidades, a ZTA (zona termicamente afetada), poça de fusão, o metal de base e os passes de soldagem.

1.1.2. Micrografia

O ensaio micrográfico é maisminucioso, é realizado com auxilio de microscópio, revelando as fases presentes e onde identifica o tamanho de grão, a natureza, forma, quantidade, a distribuição dos constituintes e inclusões, defeitos e descontinuidades da junta soldada.
2 Recebimento do Material

Este ponto do ensaio metalográfico é de suma importância, porque aqui é onde se tem as informações do que e como deve seranalisado e como proceder para a preparação do corpo de prova.
Uma conversa com o Cliente/Solicitante do ensaio é muito importante para ter as informações necessárias para a realização do ensaio e a confecção do laudo técnico conclusivo sobre o material analisado.
Com esses pontos bem definidos parti-se para os procedimentos no laboratório, preparação de amostras, corpos de prova e as analisessolicitadas.
3 Procedimentos

Agora vão ser explanados os procedimentos a serem feitos para a preparação dos corpos de prova, já no laboratório, tais como: identificação da amostra, corte, embutimento, lixamento, polimento, ataque químico, macroscopia e microscopia dos corpos de prova de uma junta soldada. Mostrando as particularidades da macroscopia e microscopia.

3.1. Identificação da Amostra...
tracking img