Apidoes estrategicas amazon

936 palavras 4 páginas
Os recursos e capacidades da empresa para que se tornem competências centrais ou nucleares têm de possuir as quatro competências: * Valiosos: devem permitir que a empresa explore as oportunidades e neutralize ameaças do ambiente externo * Raros: são detidos por poucos ou nenhuns concorrentes * Difíceis de imitar: quando a concorrência não os consegue obter ou obtêm-nos a um preço elevado * Insubstituíveis: a empresa está organizada adequadamente para optimizar os seus recursos internos e transformá-los em vantagem competitiva.

As competências centrais servem de fonte de vantagem competitiva criando valor e permitem com que haja oportunidade de haver retornos acima da média.

A definição do negócio O core que define a Amazon, como o reflectido na Carta de 1997, manteve-se ao longo dos anos. Esta carta continha uma série de compromissos fundamentais, com ênfase na liderança de mercado a longo prazo.
De originalmente servindo apenas retalhistas, a Amazon em 2009 serviu três grupos distintos de clientes: * Clientes Consumidores: por meio de seus sites de varejo, a Amazon proporcionou uma grande variedade de produtos, preços baixos, e comodidade para seus consumidores; * Clientes Vendedores: vendedores que vendiam os seus produtos ou em sites da Amazon ou em seus sites de marca própria e cumpriu as suas ordens, utilizando as instalações da Amazon atendimento; * Clientes Developers: clientes que utilizaram os serviços web da Amazon, que davam acesso à infra-estrutura tecnológica da Amazon que lhes permitam criarem praticamente qualquer tipo de negócio. A Figura mostra abordagem da Amazon de alcançar o crescimento por ser "centrada no cliente" e, desta forma, permite melhorar a experiência do cliente, oferecendo preços mais baixos e uma maior gama de produtos. Este, por sua vez alimentada de volta para o uso crescente de sites da Amazon (tráfego) por clientes e vendedores, que mais uma vez alimentada de volta aos recursos

Relacionados