Apid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
MBA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA



GISELE DE ARAUJO DA ROSA
JOÃO DAVI DALLA COSTA
ROGÉRIO CAFRUNI
TIAGO RABAIOLI SOARES
VANESSA KOSSMANN MACHADO



ANÁLISE DE PROCESSOS e INDICADORES DE DESEMPENHO




PROF. Dr. CLÁUDIO MÜLLER




São Leopoldo
2011
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 32 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 4

3 O ESTUDO de caso 5
3.1 Mapa do negócio 5
3.2 PROCESSOS CHAVES E PROCESSOS DE APOIO 6
3.3 PROCESSOS CHAVES x setores 7
3.4 PROCESSOS CHAVES x objetivos 8
3.5 subprocessos 9
3.6 fluxo 9
3.7 planejamento estratégico, avaliação de desempenho e gerenciamento de processos 11

4 conclusão 13

Referências BIBLIGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO

O objetivodeste trabalho é estudar os processos de uma empresa, analisando seus macroprocessos, áreas de apoio, subprocessos e fluxos. Além disso, serão discutidos e comentados também como os assuntos de planejamento estratégico, avaliação de desempenho e gerenciamento dos processos são tratados por essa empresa em estudo.
Para o desenvolvimento deste case utilizaremos a empresa TFL do Brasil IndústriaQuímica LTDA, uma empresa do ramo químico, atuando especificamente na produção de produtos químicos destinados à manufatura de couro. A mesma está localizada na cidade de São Leopoldo.
Nos próximos capítulos serão apresentados o histórico da empresa, o mapa do negócio, seus processos chaves e apoio, seus subprocessos e o fluxo.






APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A TFL do BrasilLtda é uma empresa de capital e tecnologia internacional, tendo sido criada em 1996 através da joint venture entre os grupos industriais RÖHM STOCKHAUSEN, HÜLS (Alemanha) e CIBA SPECIALITIE (Suíça). Em 15 de março de 2001 a TFL foi adquirida pelo fundo europeu PERMIRA. Em 03 de novembro de 2003 a TFL Holding GmbH foi adquirida pelo Grupo ODEWALD.
Possui a sua Matriz instalada em Weil amRhein, Alemanha, unidades produtivas na França, Brasil, Argentina, Itália, China e Índia, atuando especificamente na produção de produtos químicos destinados à manufatura de couro. A TFL está presente em 90 países, contando com 50 agentes e distribuidores.
No Brasil, a unidade está instalada em São Leopoldo – RS, denominada como TFL do Brasil Indústria Química Ltda. A empresa possui 23.734,74 m2de área útil e capacidade produtiva instalada de 37.800 toneladas/ano. A fachada frontal é para a Rua Santo Agostinho, laterais na Rua Eduardo de Almeida e na Rua Osvaldo Aranha, estando localizada na Macro-zona urbana, no setor de produção prioritário, onde caracteriza- se por atividades industriais e correlatas. Em sua circunvizinhança está localizado o Rio dos Sinos. A empresa é devidamentelicenciada no órgão ambiental estadual- FEPAM.

[pic]
Figura 1: Foto aérea da TFL do Brasil – unidade São Leopoldo-RS
Fonte: TFL do Brasil.
O ESTUDO de caso

Neste capítulo será apresentada a descrição do estudo realizado na TFL do Brasil.

1 Mapa do negócio


A TFL do Brasil é uma empresa focada no fornecimento de especialidades químicas para a indústria docouro. Seu negócio consiste em desenvolver e produzir especialidades para atender as necessidades dos curtumes.

A seguir mostraremos o mapa do negócio da TFL e suas complexidades.

[pic]

Fonte: TFL do Brasil adaptado pelos autores.


A TFL faz parte de uma operação global que oferece produtos químicos especializados para a indústria do couro. Sua matriz está localizada naAlemanha e ainda conta com várias subsidiárias ao redor do mundo. O grupo possui empresas especializadas em couro, onde a TFL representa de forma considerável a gama de conhecimentos. É a única empresa de atuação global do setor químico, voltada única e exclusivamente para a indústria do couro, tendo uma linha completa de produtos para todas as suas fases de tratamento: Curtimento, Recurtimento e...
tracking img