Aparelhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AO R (Aparelhos Ortodônticos Removíveis)

Ortopedia Funcional dos Maxilares
A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular. Corrige tais disfunções em pessoas de qualquer idade, usando aparelhos removíveis. Otratamento não deve causar dor e é executado sem extração de dentes.
Estes tipos de aparelhos são utilizados para pequenos movimentos dentários, para modificações no crescimento dos maxilares e como aparelho de contenção. Seu custo é relativamente baixo, mas só dão resultados satisfatórios em casos muito simples de pequena movimentação dentária ou em pacientes em fase de crescimento, pararedirecionamento da remodelação óssea.
Estes aparelhos produzem estímulos na rede de neurônios sensoriais da boca, que levam a mensagem até o sistema nervoso central que, por sua vez, responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio do sistema bucofacial.
Sinais esintomas observáveis e tratáveis pela OFM: apneia do sono, bruxismo (ranger de dentes durante o sono), apertar dentes, barulho feito pelo maxilar durante a mastigação, dores de cabeça, zumbido no ouvido, dor de ouvido, dores na face ou nos maxilares, queixo saliente, dentes tortos, dentes apinhados, dentes da frente que não se tocam, dentes superiores da frente que cobrem os inferiores ("queixo debruxa"), dentes salientes ou queixo retraído, mordida cruzada atrás, lábios normais que se mantém abertos, língua entre os dentes da frente, entre outros.

Aparelho Reeducador-Impedidor Lingual

* Trata-se de um aparelho removível com um posicionador lingual na região das papilas palatinas e um batente anterior, evitando a pressão da língua nos incisivos durante a deglutição.
* Pode ser usado nadentadura decídua, mista e permanente.

Aparelho de Hawley ( Placa de Hawley)

* Trata-se de um aparelho removível em resina acrílica com grampos para retenção e um arco de Hawley por vestibular.
* Indicado para contenção pós tratamento ortodôntico evitando ou amenizando reicidivas;
* Por ser um aparelho móvel necessita da colaboração do paciente para que os resultados de sua contenção sejamobtidos.
* Pode ser usado na dentadura decídua, mista e permanente, sempre que a remoção do aparelho fixo seja realizada.
O arco de Hawley, também chamado de grampo de Hawley, placa de Hawley ou arco vestibular, é utilizado para a contenção de dentes anteriores, superiores ou inferiores, após a correção ortodôntica, ou como mola para correção de inclinação labial dos incisivos. Foi desenvolvidono início do século por Charles A. Hawley, sendo confeccionado, originalmente, com vulcanite (material borrachóide) na porção palatina. A finalidade original do aparelho era promover fechamento dos espaços, ao final do tratamento, decorrentes do uso de anéis nos dentes anteriores, nos aparelhos fixos daquela época. Através do ajuste das alças há uma pequena movimentação dos dentes anteriores paralingual. Atualmente, é ainda considerado excelente para o controle da posição dos incisivos, mesmo sem ter suas alças ativadas.
O arco de Hawley é constituído por:
1. Arco vestibular:
2. Alças
3. Porção retentiva

Bioajustador de Classe II
* Trata-se deum bumper associado a um aparelho removível superior.
* Indicado em casos de classe II liberando a mandíbula no sentidopostero-anterior.
* Pode ser usado na dentadura mista e decídua.

Bioajustador de Classe III
* Trata-se de um bumper associado a um aparelho removível superior que faz contato por vestibular dos incisivos inferiores fazendo uma protração maxilar. Necessita de um aparelho removível de ancoragem inferior.
* Indicado nos casos de classe III com retrusão maxilar.
* Pode ser usado na dentadura decídua e...
tracking img