Mari

Páginas: 4 (960 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2012
mari1- Como surgiu o primeiro papa e porque Roma se tornou a sede da igreja oficial?
A Igreja Católica considera São Pedro - Simão Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus - o primeiro papa da história.Segunda a igreja ele teria assumido a função de líder do cristianismo logo após a morte de Jesus, ainda no século 1. A Igreja Católica coloca que era algo desejado por Jesus. Assim como os apóstolostiveram sucessores, Pedro os teve. Por isso o papa é considerado o sucessor dele", afirma o teólogo Pedro Lima Vasconcellos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mas a questão nãoé tão simples assim. "Quando se pergunta pela origem do papa, é preciso refletir: está se pensando numa autoridade política, além de religiosa?
Se assim for, teríamos de localizá-la no século 5,onde se destaca a figura de Leão Magno, que teve papel fundamental no contexto da queda do Império Romano", diz Pedro Lima. Também é importante lembrar que a palavra "papa" - que vem do grego pappas,"pai" – e foi durante vários séculos usada para designar todos os bispos do Ocidente. Apenas no ano 1073, por ordem do papa Gregório VII, ela se tornou de uso exclusivo para o bispo de Roma, autoridademáxima da Igreja Católica. A única exceção é o patriarca de Alexandria, autoridade da Igreja Ortodoxa Grega, que também mantém o título até hoje.
Roma se tornou sede da igreja oficial após o imperadorromano Constantino se converter ao cristianismo, no século 4, a sede do império se tornou também a sede da nova fé. Para os cristãos do Ocidente, Roma passou a ser considerada a cidade-referência.Essa decisão foi tomada unindo aspectos políticos e religiosos.

2- Como se deu os principais desvios doutrinários?
Constantino o imperador romano sempre tomou decisões pelo aspecto político. Ficandoassim ao Estado uma só lei, um só imperador e uma única cidadania para todos os homens livres, resultando assim numa só religião. Isto gerou grandes prejuízos doutrinários, divisão da Igreja do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mari
  • Mari
  • mari
  • mari
  • Mari
  • mari
  • MARI
  • Portifolio Mari

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!