Aparelho urogenital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Iguaçu
Faculdade de Ciências Biológicas e da saúde
Curso de Educação Física
Prof.ª Gustavo

Aparelho urogenital

O sistema urogenital é constituído pelos órgãos formadores e eliminadores da urina e pelos órgãos genitais responsáveis pela reprodução e perpetuação da espécie. Na espécie humana, como em outros mamíferos, o aparelho urinário compõe-se de dois rins, doisureteres, bexiga urinária e a uretra. Os órgãos genitais compreendem, no homem, o pênis, os testículos, o epidídimo, a próstata, o escroto, o cordão espermático e as vesículas seminais; na mulher, compreendem a vulva, a vagina, o útero, as trompas e os ovários.
Sistema excretor
O sistema excretor é a principal via de eliminação de resíduos do organismo. É formado por dois rins e pelas vias urinariascomposta por dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. A principal função do sistema excretor é produzir e eliminar urina.
Aparelho urinário
Os rins, situados em ambos os lados da coluna vertebral, no nível das vértebras lombares mais altas, têm forma comparável à de um feijão e apresentam uma incisura medial, que corresponde ao hilo, por onde passam o ureter, vasos sangüíneos, vasoslinfáticos e nervos. Em corte transverso, o rim consiste numa região cortical exterior, numa região medular, com áreas em forma piramidal, e no bacinete (ou pelve renal), que conduz ao ureter. O bacinete divide-se em dois tipos de cálices (os maiores e os menores).
A estrutura de cada rim é a de uma glândula tubular composta, cuja unidade filtradora, denominada néfron, compreende o corpúsculo ou glomérulorenal e o túbulo renal correspondente. Os glomérulos renais compõem-se de um enovelado capilar arterial envolvido por uma cápsula de paredes duplas, a cápsula de Bowman.
Ao sair do glomérulo, o túbulo se apresenta enovelado em formação compacta, porção que se conhece como túbulo contornado proximal, ainda localizado no córtex; penetra retilineamente no hilo, alcança porções variáveis damedula e volta-se sobre si mesmo, para formar a alça de Henle; retorna à zona cortical, ainda junto ao glomérulo, para enovelar-se novamente e constituir o túbulo contornado distal. Daí por diante, torna-se retilíneo, juntando-se com outros túbulos contornados distais para formar um túbulo coletor na zona medular. Vários túbulos coletores se reúnem e desembocam nas papilas ou dutos papilares. Cerca devinte túbulos coletores de cada papila desembocam nos cálices.
O rim é abundantemente irrigado de sangue pela artéria renal, ramo da aorta abdominal que nele penetra pelo hilo e logo se divide em vários ramos. Esses ramos (artérias interlobares) alcançam a zona limítrofe entre o córtex e a medula (porção central do rim) e de sua ramificação provêm às arteríolas aferentes dos glomérulos renais,isto é, as artérias que penetram nos respectivos glomérulos renais. Dentro dos glomérulos, os capilares se reúnem e formam a arteríola eferente (muito menor que a aferente), que se ramifica e toma parte na formação da rede capilar geral do rim.
Nessa rede capilar tem origem, como nos demais órgãos, o sistema venoso do rim. As veias acompanham o trajeto das artérias e, por confluênciassucessivas, vêm a constituir a veia renal, tributária da veia cava inferior. O volume de sangue que atravessa as artérias e veias renais em cada minuto corresponde a duas vezes o peso do rim. O processo de formação da urina começa com a ultra filtração passiva, no glomérulo, de um líquido equivalente ao plasma sanguíneo sem proteínas (chamado filtrado glomerular). Esse líquido passa em seguida ao túbulocontorcido, enquanto o sangue filtrado no glomérulo transfere-se para os capilares que envolvem o túbulo. As substâncias essenciais ao organismo (como aminoácidos, glicose e água) ainda presentes no filtrado glomerular são reabsorvidas pelas células da parede tubular e retornam ao sangue. Do total de água filtrada nos glomérulos, 99,8% são reabsorvidos pelos túbulos. Após atravessar a rede de...
tracking img