Resumo teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Estruturalista

A Teoria Estruturalista retrata um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma suave aproximação a Teoria das Relações Humanas, além de representar uma visão crítica da organização formal. Não se trata propriamente de uma teoria, mas sim, de um método trazido da lingüística e introduzido nas ciências sociais, que enfatiza a estrutura organizacional, as pessoas e oambiente.

Origens da Teoria Estruturalista
• Oposição entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas: Houve a necessidade de uma posição mais abrangente dos aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra e vice e versa.
• Necessidade de visualizar a organização com uma unidade social: Uma unidade grande e complexa, onde grupos sociais interagem e compartilham de algunsdos objetivos da organização, mas que se opõem em outros.
• A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações: O estruturalismo teve forte influência na Filosofia, na Psicologia, na Antropologia, na Matemática, na Lingüística, chegando até na Teoria das Organizações.
• Novo conceito de estrutura:  Estrutura é o conjunto formal de dois ou maiselementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos.
A Sociedade de Organizações
O estruturalismo ampliou o estudo das interações entre os grupos sociais para o estudo das interações entre as organizações sociais.
Processos de desenvolvimento das organizações:
1. Etapa da natureza: a única base de subsistência da humanidade eram os elementos da natureza. Ocapital e o trabalho não eram importantes.
2. Etapa do trabalho: O trabalho passa a modificar os elementos da natureza iniciando assim, uma revolução no desenvolvimento da humanidade e este passa a condicionar suas formas de organização.
3. Etapa do capital: O capital passa a ser um dos fatores básicos da vida social e passa a ser mais importante que a natureza e o trabalho.
4. Etapada organização: A natureza, o trabalho e o capital se submetem à organização que tem um caráter independente e utiliza-se deles para alcançar seus objetivos.
As organizações
São manifestações de uma sociedade especializada e interdependente que se caracteriza por um crescente padrão de vida, permeiam todos os aspectos da vida moderna e envolvem a participação de numerosas pessoas. Cada uma élimitada por recursos escassos, daí o problema de determinar a melhor alocação de recursos. A eficiência ocorre quando a organização aplica seus recursos na alternativa que produz o melhor resultado.
Os estruturalistas se iniciaram na teoria da burocracia (organizações formais) que são uma forma de agrupamento social que pretende alcançar um objetivo específico. Possuem regras, regulamentos eestrutura hierárquica. Criadas a fim de atingir objetivos explícitos, formadas com relações impessoais que resultam no relacionamento formal entre pessoas, reduzindo a ambigüidade e a espontaneidade e aumentando a previsibilidade do comportamento.
O homem organizacional
Ele desempenha diferentes papéis em várias organizações e para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintescaracterísticas de personalidade:
• Flexibilidade devido às constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações.
• Tolerância às frustrações para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais.
• Capacidade de adiar as recompensas e, poder de compensar o trabalhorotineiro na organização em detrimento de preferências pessoais.
• Permanente desejo de realização para garantir cooperação e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais.
As organizações sociais vêm da necessidade que as pessoas têm de relacionar-se e juntar-se com outras para realizarem seus objetivos, dentro delas as pessoas ocupam certos papéis que...
tracking img