Aparelho reprodutor feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APARELHO REPRODUTOR FEMININO

O aparelho reprodutor feminino consiste em dois ovários, duas tubas uterinas, o útero, a vagina e a genitália externa. Suas funções são produzir gametas femininos (ovócitos) e manter um ovócito fertilizado durante seu desenvolvimento completo através da fase embrionária e fetal até o nascimento. O aparelho reprodutor feminino ainda produz hormônios sexuais quecontrolam órgãos do aparelho reprodutor e têm influência sobre outros órgãos do corpo. A partir da menarca, que é quando ocorre à primeira menstruação, o sistema reprodutor sofre modificações cíclicas em sua estrutura e atividade funcional controlada por mecanismo neuro- hormonais. A menopausa é um período variável durante o qual as modificações cíclicas ficam irregulares e acabam cessando. No períodode pós-menopausa há uma lenta involução do sistema reprodutor. Embora as glândulas mamárias não pertençam ao aparelho reprodutor, elas estão diretamente ligadas porque sofrem mudanças diretamente conectadas com o estado funcional do sistema reprodutor.

1- Ovários

Os ovários são glândulas reprodutivas, com forma de amêndoas, medindo aproximadamente 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e1 cm de espessura, localizados junto à parede pélvica lateral de ambos os lados do útero. Sua superfície é coberta pelo Epitélio germinativo.
Os ovários produzem estrógeno e progesterona, hormônios responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias e pela regulação da gravidez. Os ovários também são responsáveis pela produção e manutenção dos ovócitos (gametas femininos).1.1 Desenvolvimento inicial dos ovários

Próximo ao primeiro mês de vida embrionária, uma pequena população de células germinativas primordiais migra do saco vitelino até os primórdios gonadais, onde as gônadas estão começando a se desenvolver. Essas células se dividem e se transformam nas ovogônias.
A partir do 3º mês as ovogônias, começam a entrar na prófase da primeira divisão meiótica,param na fase de diplóteno e não progridem para outras fases da meiose.
Essas células constituem os ovócitos primários e são envolvidos pelas células foliculares. Antes do sétimo mês de gravidez a maioria das ovogônias se transformou em ovócitos primários. Porem muitos são perdidos por um processo degenerativo, chamado atresia.
Ao redor da puberdade os ovários contêm aproximadamente 300.000ovócitos. Ela continua pelo restante da vida reprodutiva da mulher, com 40 – 45 anos restam aproximadamente 8.000 ovócitos. É liberado geralmente 1 ovócito pelo ovário a cada ciclo menstrual, durando cerca de 28 dias, a vida reprodutiva dura de 30 a 40 anos, são liberados pela mulher 450 ovócitos, o restante degeneram por atresia.


1.2 Folículos Ovarianos

O folículo ovariano consiste em umovócito envolvido por uma ou mais camadas de Células Foliculares.
Os folículos primordiais formados na vida fetal consistem em um ovócito primário envolvido por uma única camada de células foliculares.
Esses folículos se localizam na região cortical, próximo a túnica albugínea. Essas células estão na etapa da primeira prófase da meiose.
Os cromossomos estão desenrolados e não se coram intensamente. Asorganelas citoplasmáticas se aglomeram próximo ao núcleo.
Há numerosas mitocôndrias, vários complexos de golgi, e cisternas de reticulo endoplasmático.
O que marca o limite entre o folículo e o estroma conjuntivo adjacente é uma lâmina basal que envolve as células foliculares.

1.3 Crescimento Folicular

O crescimento folicular se da a partir da puberdade, onde folículos primordiais iniciamesse processo. Compreende modificações do ovócito das células foliculares e dos fibroblastos do estroma que envolve esses folículos.
O crescimento folicular é estimulado por FSH secretado pela hipófise.
O crescimento do ovócito alcança um diâmetro máximo de 120 cm. O núcleo aumenta, as mitocôndrias aumentam e são distribuídas uniformemente pelo citoplasma, o reticulo endoplasmático cresce e...
tracking img