AP AN LISE DEM FINANCEIRAS CAP 1 REV1

953 palavras 4 páginas
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Administração – 2015.1
Aula n. 1 – Introdução à Análise e Estrutura das Demonstrações Financeiras (pag. 11 a 17) Resumo do Capítulo 1 – Rev. 1
1. Introdução à Análise e Estrutura das Demonstrações Financeiras
1.1. Evolução da Contabilidade
A contabilidade é tão antiga quanto a origem do Homo sapiens, estimando-se que tenha surgido no ano 4.000 a.C., quando os homens começaram a controlar seus bens e os inventariar, talvez separando-os por origens, como fazemos atualmente. O crescimento das civilizações e a necessidade de organização da sociedade obrigaram os controles patrimoniais a acompanhar esse desenvolvimento. Notamos que a forma de escrituração atual se assemelha muito ao que aparece na obra Tractatus de Computis et Scripturis de Luca Pacioli.
Outros escritores que contribuíram para a formação da ciência contábil foram: Fernando
Besta, Gino Zappa, Giuseppe Cerboni, Frederico Melis e outros.
As necessidades da sociedade econômica é que sempre fez com que a contabilidade avançasse e evoluísse, sendo o principal elo de ligação de informações da empresa com seu mundo externo, pois seu principal objetivo é informar a seus usuários toda modificação no patrimônio das entidades.
Na sociedade moderna, a contabilidade tem uma importância maior por vivermos em um mundo globalizado e as ações se desenvolverem com investidores comprando papéis de todo canto do planeta, buscando sempre ganho em suas aplicações e possibilitando recursos para que elas cresçam. Ou seja, alguém tem uma boa ideia ou um bom produto e recebe dinheiro para tocar seu negócio e com o lucro e a valorização da empresa, ambos ganham.
É então através dos dados dos balanços patrimoniais que as empresas esperam os investimentos dos investidores, pois a contabilidade é o principal termômetro para mostrar a saúde financeira das companhias. Para se abrir o capital, que é quando as empresas vendem ações ao público, por meio de pregões em bolsas de valores, em

Relacionados