Aorigem do milho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O milho: O Rei dos cereais - Da sua descoberta há 8.000 anos até as plantas transgênicas
Eng.º Agr.º Claudio de Miranda Peixoto
Gerente de Marketing - PIONEER
claudio.peixoto@pioneer.com


A ORIGEM DO MILHO

A espiga de milho mais antiga que se tem conhecimento foi descoberta em 6.000 ac. no vale do Tehuacan no México. Porém, a origem do milho é até hoje muito discutida. O parente maispróximo do milho, o Teosinte, é uma gramínea anual originária do México e da Guatemala. Para alguns cientistas, o milho foi originário do Teosinte através de seleção feita pelo homem, mas outros defendem a hipótese de que o milho e o Teosinte diferenciam-se a mais tempo de um mesmo ancestral comum.


Cerâmica Inca
A História da América está intimamente ligada ao milho


Independente dacorrente científica, há alguns milhares de anos, os indígenas americanos domesticaram o milho, submetendo-o a um processo contínuo de melhoramento, chamado de seleção massal, onde as melhores plantas eram selecionadas, seus melhores grãos separados e semeados novamente.

Durante esse processo, uma gramínea com vários colmos, espiguetas pequenas e com poucos grãos foi aos poucos evoluindo atétransformar numa planta ereta, com um único colmo, com uma inflorescência masculina e outra feminina separada numa mesma planta, com espigas maiores contendo maior quantidade e qualidade de grãos, sendo atualmente uma fonte importante na alimentação animal e humana.

Hoje são conhecidos cinco principais tipos de milho - Pipoca, Duro, Dentado, Farináceo e Doce e que já existiam na América por ocasião dodescobrimento. Atualmente, são identificadas mais do que 250 raças, porém todas tiveram suas origens, quer direta, ou indireta, nos trabalhos dessas civilizações pré-colombianas.

O MILHO - O REI DOS CEREAIS

Quando a América foi descoberta, o milho, era o principal alimento para todas as civilizações, sendo cultivado desde do Canadá até o Chile. Em 1493, quando do retorno de Colombo àEuropa, ele levou alguns grãos do até então cereal desconhecido. Cerca de 100 anos depois, comerciantes e navegadores distribuíram o cereal pelos cinco continentes.

Durante séculos, o milho teve importância fundamental na sobrevivência dos povos e inclusive na vida religiosa das civilizações. O milho, era conhecido e aclamado como o "O rei dos cereais" tinha alta capacidade de produção,adaptabilidade e utilização.

O milho é um dos cereais que possui maior capacidade de produção pois, por ser uma planta C4, é mais eficiente na produção de matéria seca por área e conseqüente produção de grãos. Por essa característica tornou-se a mais importante cultura na alimentação animal e indispensável no processo de rotação de culturas no plantio direto, fornecendo uma maior quantidade de palha ematéria orgânica para o sistema.

A grande diversidade genética adquirida por milhares de anos de domesticação, seleção e melhoramento, permite ao milho uma ampla adaptação de solo e de clima. Devido a este aspecto, o milho hoje é o cereal de maior cobertura geográfica no mundo, sendo cultivado desde o nível do mar até 4.000 metros de altitude e de regiões extremamente áridas com índice pluviométricode 400 mm/ano até regiões tropicas com mais de 1.500 mm/ano.

O milho é um cereal com ampla diversidade de uso. Além do consumo " in natura", fubá e farinha na alimentação humana, o milho pode ser utilizado na alimentação animal, onde o seu grão é utilizado como o maior componente de rações de aves e suínos. Na bovinocultura, é utilizado como forma de volumoso, podendo ser utilizado na forma desilagem de grão úmido, ou de planta inteira.

Na indústria, o milho pode ser transformado em vários subprodutos. O óleo pode ser usado direto para consumo humano, ou então transformá-lo em margarina, maionese, etc. O amido poderá sofre várias transformações. Ele poderá ser transformado em dextrina que será usada em adesivos, xaropes, etc, ou então na forma de dextrose, que será utilizada em...
tracking img