Análise swot e planejamento de mercado do greeenpeace

1986 palavras 8 páginas
FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA - FAVIP

Análise de Swot e situação de mercado do Greenpeace

Fernando de Oliveira Freire

Caruaru, 2011

2

Fernando de Oliveira Freire

Análise de Swot e situação de mercado do Greenpeace

Trabalho apresentado como requisito parcial da N2 na disciplina de planejamento de campanha ministrada pelo professor Helder França no Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade do Vale do Ipojuca – FAVIP DeVry.

Caruaru, 2011

3

Situação de Mercado

Taxa de crescimento %
A taxa de crescimento anual do Greenpeace variou poucos % nos últimos dois anos, o total de receitas de 2009 foi de R$ 11.214.000,00 enquanto que em 2010 o total foi de R$ 11.726.000,00 havendo um aumento satisfatório. Já na questão de colaboração dos associados, houve uma queda quando em 2009 era de 44,6% e em 2010 caiu para 43,7%, ou seja, enquanto que em 2009 havia mais associados o valor da contribuição foi menor do que em 2010, quando o numero de colaboradores caiu relativamente.

Empresas Concorrentes
Os principais grupos de proteção ambiental concorrentes do Greenpeace no Brasil são:      WWF Brasil (DF) Associação S.O.S Amazônia (AC) OPA Organização para Proteção Ambiental (MG) BIODIVERSITE (SP) APROMAC (PR)

Avanço Tecnológico
A utilização da tecnologia em prol da agilidade nas atividades e processos proporciona melhoria de vida, sendo a informática o principal subsídio ao conhecimento. Através da internet houve um grande e significativo avanço nas atividades do grupo, que na década de 70 e 80 mantinham contato principalmente por meio de telefone e correspondência. Com a internet, as reuniões dos ativistas e os principais protestos são marcados e divulgados pelo site da instituição e redes sociais.

Restrições Legais
A principal restrição às atividades do grupo se dá por meio do Estado, restrições políticas. Em certas ocasiões, o grupo necessita da liberação do Estado para realizar protestos em determinados lugares. O Greenpeace

Relacionados