Análise qualitativa de glúcidos por métodos calorimétricos

1044 palavras 5 páginas
Instituto Superior de Agronomia

Universidade Técnica de Lisboa
1º CICLO - 2012/2013
UNIDADE CURRICULAR: Química Orgânica e Bioquímica

TRABALHO PRÁTICO DE LABORATÓRIO

ANÁLISE QUALITATIVA DE GLÚCIDOS POR
MÉTODOS COLORIMÉTRICOS
Docente: Luísa Louro

Trabalho realizado por:
Adriana Silva nº 20929
Diana Schmidt nº 20916
Mariana Tavares nº 20941
Vanessa Pereira nº 20945

1

INTRODUÇÃO:
Os glúcidos são compostos de carbono, oxigénio e hidrogénio, muitos dos quais obedecem à fórmula empírica Cn(H2O)n, razão pela qual foram designados antigamente por hidratos de carbono. Na realidade existem muitas excepções, quer na proporção dos principais constituintes, quer pela presença de outros elementos associados, como o azoto, o enxofre ou o fósforo.
Os glúcidos agrupam-se em três grandes classes: (i) oses (monossacarídeos), (ii) derivados das oses e (iii) ósidos (oligossacarídeos e polissacarídeos).
As oses são moléculas que obedecem à fórmula empírica Cn(H2O)n possuindo n-1 grupos oxidrilos e um grupo carbonilo. Possuem várias funções álcool e uma função redutora, aldeído
(aldose) ou cetona (cetose).
Os ósidos são constituídos geralmente por determinado número de oses ou então por oses e outras moléculas não glucídicas. São açúcares complexos. No primeiro caso, situam-se os oligossacarídeos, constituídos por um pequeno número de oses, e os polissacarídeos, em cuja constituição intervém um grande número de oses. No segundo caso, situam-se, entre outros, os glicolípidos e as glicoproteínas.
Exemplos de Oligossacarídeos: Lactose, Sacarose
Exemplos de Polissacarídeos: Amido
Com este trabalho prático temos como objectivo a realização de testes variados a fim de identificar diferentes tipos de glúcidos

FUNDAMENTO:
Antrona: É um teste geral para glúcidos, tento resultado de coloração azul-esverdeada para qualquer solução que contenha oses ou ósidos.
Benedict: Este teste permite identificar os açúcares redutores, ou seja, aqueles que

Relacionados