ANÁLISE ORGANIZACIONAL Aula 2 – Formatações básicas da estrutura organizacional

1380 palavras 6 páginas
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
Aula 2 – Formatações básicas da estrutura organizacional
OBJETIVOS DA AULA
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
Conhecer e diferenciar as estruturas formal e informal das organizações.
Conceito de estrutura formal.
Conceito de estrutura informal.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Apesar de alguns autores mais modernos de teoria administrativa, criticarem as organizações contemporâneas quanto ao excesso de formalismo na observância do modelo burocrático e de estruturas rígidas de autoridade, acenando com a possível substituição dessas características nas organizações do futuro. A Estrutura Organizacional é a representação gráfica ou descritiva das áreas que compõe as Unidades, distribuídas em níveis hierárquicos. O Organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional. Estabelece a estrutura formal da empresa num determinado momento. A estrutura organizacional projeta e organiza os relacionamentos dos níveis hierárquicos e o fluxo das informações essenciais de uma Organização.
Deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. É uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. Vejamos algumas definições de estrutura organizacional:
Organização da empresa, é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. (DJALMA, 2002)
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. (STONER, 1992)
Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa (OLIVEIRA, 2004)

COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Oliveira (2004, p. 90), destaca que três são os componentes da estrutura organizacional:
A) Sistema de responsabilidades (resultado da alocação de atividades), constituído por: - departamentalização;

Relacionados