Análise Ergonomica Postural do Mecanico Automotivo na Troca de Pastilhas de Freio

4549 palavras 19 páginas
1 Introdução
O Ambiente de trabalho de uma oficina mecânica naturalmente apresenta inúmeras situações de risco aos funcionários seja pela exposição a produtos que causam algum tipo de dano a sua saúde ou pela própria postura que ele é obrigado a adotar para realizar as diferentes atividades do dia-a-dia.
Sabe-se que a maioria destas atividades requerem longos períodos em posições inadequadas podendo ocasionar fadiga, dores musculares, comprometimento do sistema musculoesquelético e até mesmo afastamento do trabalho por doença ocupacional.
Certos produtos químicos necessitam ser manipulados e exigem muita precaução no seu manuseio. Além dos demais perigos de diversas ordens aos quais estes profissionais estão submetidos.
Com base nessas informações fomos motivados a realizar uma análise ergonômica de um profissional da área de mecânica de automóveis. Este estudo está sendo realizado na Revisauto Oficina Mecânica Ltda, localizada na cidade de Volta Redonda/RJ.
Como são inúmeras as tarefas realizadas pelo mecânico a administração apontou aquela considerada a mais crítica, ou seja, a que apresenta uma demanda postural maior do funcionário.
Com este estudo pretendemos desenvolver e apresentar à referida empresa mecanismos para melhoria dos aspectos ergonômicos da realização da tarefa com uso de ferramentas de análise que iremos aplicar.

1.1 Problematização
Se fossemos realizar um trabalho de ergonomia completo em todas as atividades e tarefas em uma oficina mecânica certamente levaríamos muito tempo levantando informações e seriam muitos os problemas lá encontrados. No entanto, resumidamente, pudemos observar entre os aspectos graves e que numa primeira observação nos “saltaram os olhos” a postura inadequada durante a realização da tarefa, falta de equipamentos específicos para a realização da tarefa, falta de organização dos instrumentos de trabalho do mecânico, exposição a elementos tóxicos dispersos no ambiente e a ruídos de alta

Relacionados

  • seg tra
    77259 palavras | 310 páginas
  • Catalogo de acessibilidade
    22582 palavras | 91 páginas