Análise do segundo capítulo do livo de Tiago

2163 palavras 9 páginas
Tiago
Capítulo 2

Tiago continua no capítulo 2 a explanar sua teologia de conteúdo preponderantemente prático. Continua afirmando, com outras palavras e exemplos, o quanto é importante a prática da palavra.
As Escrituras Sagradas devem ser vivenciadas no dia-a-dia do cristão, não ficar somente na retórica ou no plano dos pensamentos. O amor deve ser mostrado no cotidiano, sem preferências por questões materiais ou aparências (vv 1-13). A fé que o “cristão” afirma ter deve ser provada por meio de obras que testifiquem a respeito de uma vida realmente consagrada e regenerada pelo sangue de Cristo (vv 14-26).

I O amor demostrado através de práticas sem acepção (vv 1-13). vv 1-4
Tiago aconselha a igreja a não possuir esse tipo de fé, que faz distinção entre as pessoas por sua classe social, cor ou posição econômica.
Definição para acepção, segundo o dicionário Michaelis: preferência de pessoa ou pessoas por sua classe, privilégios, qualidade ou títulos. Segundo Douglas J. Moo (1990; p.87), “é fazer julgamentos e estabelecer diferenças baseadas em considerações externas, tais como aparência física, status social ou raça”.
O ensino neste grupo de versículos é que é totalmente incoerente uma pessoa afirmar sua fé em Cristo e ao mesmo tempo demonstrar um comportamento altamente preferencial pra com determinadas pessoas, motivado somente por classes sociais ou poder aquisitivo. Devemos lembrar que todos, ricos e pobres, são igualmente preciosos para o Senhor, e não houve um derramamento de sangue maior ou menor por essa ou aquela classe social.
Não sejam parciais no julgamento! Atendam tanto o pequeno como o grande. Não se deixem intimidar por ninguém, pois o veredicto pertence a Deus. Tragam-me os casos mais difíceis e eu os ouvirei Dt 1.17

Pv 24.23 Aqui vão outros ditados dos sábios: Agir com parcialidade nos julgamentos não é nada bom.
Lv 19.15 “Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres, nem procurem agradar os grandes, mas

Relacionados

  • Dislexia
    29068 palavras | 117 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas