ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA DO CARVÃO VEGETAL ORIUNDO DE Eucalyptus sp - resumo

2557 palavras 11 páginas
ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA DO CARVÃO VEGETAL ORIUNDO DE Eucalyptus sp. NO BRASIL - FABRÍCIA CONCEIÇÃO MENEZ MOTA, BRASÍLIA/DF MARÇO – 2013
Os fatores críticos não tecnológicos são: falta de mão de obra qualificada; elevados encargos sociais e impostos; baixa produção de carvão vegetal oriundo de floresta plantada. Os fatores críticos de mercado são: a falta de planejamento de suprimento do carvão vegetal pelas siderúrgicas; aquisição e uso de carvão vegetal oriundo de mata nativa; qualidade do carvão vegetal (teor de finos) e aumento da produção de ferro provocado por preços favoráveis no mercado internacional. (FABRÍCIA CONCEIÇÃO MENEZ MOTA)
Para a redução do minério de ferro em uma siderúrgica, é necessária a utilização de uma fonte de carbono, encontrada no carvão mineral ou carvão vegetal. O carvão mineral é um combustível de origem fóssil e, portanto, altamente poluidor. Desta forma a utilização de um combustível renovável como o carvão vegetal é viável do ponto de vista ambiental. O grande problema é a origem deste carvão vegetal, que deve ser proveniente de florestas plantadas, pois a utilização de mata nativa torna sua produção insustentável. Como pode ser visto na Tabela 1, a origem do carvão vegetal consumido no Brasil foi 49 % proveniente de origem nativa e 51 % proveniente de florestas plantadas, em 2006. (Cenbio)

A produção nacional de carvão vegetal, considerando-se a variação de estoques, perdas e ajustes, é aproximadamente equivalente ao consumo, haja vista que as exportações e as importações são praticamente inexpressivas e quase se equivalem. A maior parcela de carvão vegetal produzida e consumida no país provém de florestas plantadas (74%) contra 26% de florestas nativas (AMS, 2004). (INTEGRAÇÃO ESPACIAL NO MERCADO MINEIRO DE CARVÃO VEGETAL1 – Fontes Et al. 2005)
ANÁLISE DA CADEIA PRODUTIVA DO CARVÃO VEGETAL ORIUNDO DE Eucalyptus sp. NO BRASIL - FABRÍCIA CONCEIÇÃO MENEZ MOTA, BRASÍLIA/DF MARÇO – 2013
O carvão vegetal é uma matéria

Relacionados