ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AUTOCRACIAS: AUTORITÁRIAS, TOTALITÁRIAS E LIBERAIS

848 palavras 4 páginas
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AUTOCRACIAS: AUTORITÁRIAS, TOTALITÁRIAS E LIBERAIS

ALUNO: FÁBIO JOSÉ DE OLIVEIRA BARBOSA – R.A. 10.2.9269

Trabalho individual apresentado para avaliação na disciplina de Ciência Política (EAD-346), da 4ª Turma do curso de Administração Pública, da Universidade Federal de Ouro Preto ministrada pelo professor Antonio Marcelo Jackson.

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AUTOCRACIAS: AUTORITÁRIAS, TOTALITÁRIAS E LIBERAIS

1 INTRODUÇÃO

O trabalho em questão foi realizado por meio de pesquisa e apresenta uma análise comparativa entre os tipos de autocracias: autoritárias, totalitárias e liberais, com o objetivo de identificar as principais semelhanças e diferenças dos regimes políticos pesquisados.

2 ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AUTOCRACIAS:
AUTORITÁRIAS, TOTALITÁRIAS E LIBERAIS

A definição de autocracia segundo Dicio (2010) “s.f. Forma de governo na qual um único homem detém o poder supremo. Ele tem controle absoluto em todos os níveis de governo, sem o consentimento dos governados” revela o verdadeiro significado, porque o que diferencia a autocracia dos demais regimes políticos é a não participação popular na seleção dos governantes e também a esfera de liberdade que os governantes proporcionam aos seus governados.
Os tipos de autocracias são: autoritárias, totalitárias e liberais.
De acordo com Coelho (2010, p. 88) são várias as diferenças entre os tipos de autocracias e a principal característica que permite classificá-las como autocracias é o fato da escolha dos governantes independerem dos governados, ou seja a participação popular não existe nesta decisão.
O regime totalitário é o mais “radical”, ou seja, os governantes como o próprio nome já diz tem o controle total dos governados, tanto do monopólio do acesso ao exercício de governo como também a vida pessoal dos governados. A liberdade da massa popular é a mínima possível.
As características marcantes do totalitarismo

Relacionados