ANÁLISE COMPARATIVA DE INDICADORES DE PRODUTIVIDADE COM A TRANSIÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO EM MASSA PARA O SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA.

5349 palavras 22 páginas
ANÁLISE COMPARATIVA DE INDICADORES DE PRODUTIVIDADE COM A
TRANSIÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO EM MASSA PARA O SISTEMA DE
PRODUÇÃO ENXUTA.
Richard Elias Teijeiro¹

Resumo: Este trabalho tem como tema central a transição do sistema de produção em massa para o sistema de produção enxuta, abordando uma linha de produção de peças em fibra de vidro para indústria automotiva, analisando os desperdícios do sistema produtivo por meio do estudo de caso de uma linha "empurrada", tendo como objetivo geral, o aumento da produtividade e redução de custos operacionais, e como objetivos específicos o atingimento de metas de prazos de entrega, redução de horas extras e redução do consumo de energia elétrica utilizando o mapeamento de fluxo de valor como ferramenta básica para estudar e propor alterações no fluxo atual.
Finalmente, fazer uma breve análise dos resultados até então alcançados na fábrica em questão, destacando a importância deste sistema e quais são as melhorias que se pode conseguir com sua a implantação. Palavras-chave: Manufatura enxuta. Produtividade. Redução de custos. Kanban.

1

INTRODUÇÃO

Com o processo de globalização, o mercado mundial se tornou ainda mais competitivo, exigindo a redução de custos e melhores níveis de produtividade e qualidade, sem prejudicar a saúde e a segurança dos trabalhadores.
O desafio da sobrevivência das organizações, aliado à competitividade e à agilidade tecnológica, fez emergir novas técnicas gerenciais, as quais buscam manter as organizações em um cenário constante de mudanças, desenvolvendo sistemas administrativos eficientemente ágeis e suficientemente fortes para os padrões estabelecidos pela nova formação econômica da sociedade.
A globalização da economia e o surgimento rápido e contínuo de novas tecnologias impõem-se como forma de mobilizar as organizações para a obtenção do grau máximo de competitividade, modernidade e qualidade, de modo a assegurarem sua sobrevivência e o seu
crescimento.

Relacionados

  • Plano de Qualidade
    97901 palavras | 392 páginas