Antropoloia da Religião

2265 palavras 10 páginas
Curso: Direito
Disciplina: Antropologia da Religião
Professor: Aurélio Rodrigues
Estudante: Jessica de Araújo Divino

Referência
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. http://pt.wikipedia.org/wiki/Roque_Laraia, acessado em 28/09/2013.

Roque de Barros Laraia é um antropólogo brasileiro.
Concluiu seu bacharelado em história na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1959, e participou da primeira turma do curso de Especialização em Teoria e Pesquisa em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1960. Em 1969 transferiu-se para a Universidade de Brasília, onde dirigiu o Instituto de Ciências Humanas. Foi promovido a professor titular em 1982.
Atualmente é professor emérito da Universidade de Brasília, membro do Conselho Nacional de Imigração e do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É também membro de várias associações científicas do país e do exterior. Presidiu a Associação Brasileira de Antropologia (1990-92) e foi eleito presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) em 2000.
Integrou a primeira comissão coordenadora do Pronex e os comitês de assessores do CNPQ e da Capes.
É também organizador da coletânea Organização Social (1969) e tem vários artigos publicados em revistas especializadas.
Na obra em estudo, perpassa para o leitor o conceito antropológico de cultura ou o que seria a reconstrução do mesmo de forma didática, superando as complexidades do tema e nos permitindo uma compreensão clara e objetiva.
A primeira parte do livro trata do aspecto como o próprio autor comentou, de como nós, homens, com unidades biológicas únicas, desenvolvemos a cultura com aspectos singulares e plurais a cada comunidade, sociedade.
Nessa busca, diversas foram as explicações expostas por estudiosos que se interessavam pelo tema e que foram insuficientes posto que, como o autor

Relacionados