Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO – IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO
CURSO PEDAGOGIA

ALCINÉIA ARAÚJO DA SILVA
EDNA MARIA PACHECO DE SOUZA
ELIZANGELA DE SOUZA SERRA
ISABEL CRISTINA BARBOSA DA COSTA
JOELMA NEVES DA SILVEIRA
PATRÍCIA KELLY DE SOUZA MORAES
ROSICLEIDE DE ARAÚJO CHAGAS

ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Manaus
2011

Alcineia Araújo da Silva
Elizangela de SouzaSerra
Joelma Neves da Silveira
Patrícia Kelly de Souza Moraes
Rosicleide de Araújo Chagas

ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho solicitado pela Professora Raimunda Sabóia para obtenção de nota parcial na disciplina Antropologia da Educação.

Manaus - 2011

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

2. EXERCÍCIO...................................................................................................................4

3. CONCLUSÃO..............................................................................................................15

4. REFERÊNCIAS............................................................................................................161. Introdução

Este trabalho não tem a pretensão de abranger todas as questões envolvidas em Antropologia da Educação, mas o nosso objetivo é entender o assunto da disciplina, a partir dos conceitos de Etnografia, Etnologia, Antropologia, Sociobiologia, Arqueologia, Etnolingüística, Cultura Antropológica, Antropologia Física ou Biológica, Antropologia Psicológica, Antropologia Social eCultural, e até mesmo compreender como funciona a nossa sociedade.
Veremos a importância de estudar o homem como sendo o foco central, desde sua cultua, seus costumes, a língua, a evolução biológica, etc. e não somente o próprio ser homem (animal racional), mas o ser animal irracional.
Temos o intuito de adquirir conhecimentos através deste estudo, principalmente na área da educação propriamentedita. Mas o objetivo maior do grupo é aprender o papel da disciplina Antropologia da Educação, como esta atua na sociedade contemporânea.
Através deste trabalho iremos abordar também assuntos que se refere a pensamento e até opiniões de outros autores, que tiveram e tem um papel importante na nossa sociedade, enfim, pessoas que fazem parte da História de um país que tem muito que desenvolver noquesito “educação”.
A disciplina de Antropologia é fundamental nesse curso, pois estimula os estudantes a buscarem motivações para encontrar respostas às suas dúvidas e até tomam conhecimento de como devemos abrir os olhos no que se refere á sociedade contemporânea.





      

2. EXERCÍCIOS

1) Elabore fichas de conteúdo dos conceitos a seguir:Etnografia - A Antropologia tem seus métodos de estudo, então se faz necessária a etnografia, pois é o método usado nesta disciplina que colhe informações de um determinado grupo dentro da sociedade, tais como no que se refere às raças, as religiões, os costumes, e etc. Observa-se as caracteristicas de um povo, desde seu nascimento até o seu funeral e através de dados colhidos pela etnografia é que aetnologia como ciência vai desenvolver ou explicar os conteúdos da sociedade.
Etnologia – é a ciência que estuda os fatos ou as informações que a etnografia absorve da sociedade, esta vai analisar e comparar o sistema socio-cultural de cada grupo. Como por exemplo: mostrar como viviam as pessoas na sociedade primitiva e como vivem o hoje. Sendo uma ciencia voltada para a sociedade, a etnologiaapresenta a estruturação dos povos ou grupo social. Exemplo: a maneira de falar, de vestir, agir, pensar, trabalhar, o proceder religioso, num funeral, no nascimento, e etc.
Antropologia – No século XIX, o homem surge como objeto de conhecimento quase exclusivo da filosofia, mas foi finalmente enfocado pela ciencia, onde então desenvolveram as ciências humanas, a Sociologia, a Ciência...
tracking img