Antropologia

Páginas: 4 (939 palavras) Publicado: 30 de março de 2013
Questão 2
A guerra do fogo trata do período pré-histórico no âmbito das “relações sociais”, existente entre cada ser ou ainda com cada grupo ou tribo. Contudo, o filme nos ajuda a compreender aevolução do homem, sendo louvável a interpretação comportamental do homem pré-histórico.
Assim, o enredo se desenvolve na luta pela sobrevivência. Comprovando-se nas lutas tribais para ter a posse dofogo, elemento no qual é vital; não apenas por possibilitar alimentos “trabalhados”, mais também por espantar alguns perigos (como alcateias de lobos) e combater o frio.
O fogo assume filme como oelemento central, pois, todas as ações das tribos serão vinculadas a posse do fogo ou busca .Sendo a procura feita por três membros de uma tribo não dominadora do fogo e tida como os “personagensprincipais” do filme. Dessa forma a busca de uma nova chama requer a superação de inúmeros desafios.
Os problemas enfrentados dão mais consciência e razão a cada novo obstáculo superado. Para a triboque busca a chama, manter a chama é crucial porém ,já havia tribo que domina a “produção” da chama. A produção do fogo causa um momento de espanto a tribo menos evoluída, a descoberta da produção atuacomo um sincretismo cultural onde a tribo menos evoluída passará a utilizar mecanismos mais avançados para sobrevivência modificando todo um padrão comportamental.
A modificação comportamentalrepresenta uma evolução psicológica na tribo menos evoluída. Esse sincretismo não ocorre apenas na “produção” do fogo ,mais também quando um individuo da outra tribo é inserido na mais evoluída. Agora,esse individuo passara por um processo de “aculturação” formando outros padrões sociais ,como: a pintura corporal ,lançadores de flecha ,cerâmica, construção de cabanas além da linguagem.
O entendimentoda guerra do fogo não está somente em uma disputa pela posse da chama .Alias, é muito mais complexo que isso , o filme mostra também a origem da linguagem , o florescer da razão e das tecnologias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o que é antropologia?
  • Antropologia
  • Antropologia
  • antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia
  • Antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!