Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura: um conceito antropológico
Resenha do livro "cultura: um conceito antropológico" de Laraia como conclusão do curso de Antropologia Cultural do professor Luiz Felipe, UERJ.
Autoria: Gabriela Galvão.

Laraia discorre sobre definições e registros sobre a cultura em geral nos primeiros capítulos. Utiliza-se de passagens de autores renomados, tal como Heródoto e Montaigne, para tecer umaidéia geral do livro em torno de costumes de sociedades específicas, a fim de tentar corroborar o fato de que a cultura é um aspecto externo e não inato, genético. Mas será que realmente a cultura é totalmente externa? Será que o desenvolvimento da cultura foi causado ou ativado por si só, como resultado da influência do ambiente externo ou como conseqüência do desenvolvimento cerebral?

Nocapítulo “O determinismo biológico”, Laraia tenta demonstrar que os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Já no “Determinismo Geográfico”, ele demonstra que os povos não se diferenciam por natureza, mas por necessidades de sobrevivência diferentes, o que gera o desenvolvimento de certas atividades mais do que outras,por limitação ou necessidade ambiental. Nesta mesma passagem, cita o exemplo em que os esquimós e os lapões vivem ambos em latitudes semelhantes, mesma região do globo (norte) – mas em continentes diferentes, o primeiro na América e o segundo na Europa -, porém demonstram ter culturas totalmente diferentes, ao notar critérios básicos como alimentação, caça e construção de suas moradias. Assim, paraele, se houvesse realmente uma diferença ou igualdade genética referente à posição de estabelecimento de certa cultura no globo terrestre, haveria como conseqüência a similaridade ou diferença de comportamentos, utilização do meio-ambiente (que no caso dos esquimós e dos lapões é parecido) e desenvolvimento de atividades.

Ao longo da obra, Laraia traz conceitos de culturas de outros autores. Aressaltar Tylor “definiu cultura como sendo todo comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética, como diríamos hoje” (LARAIA, 28). Interpretando por esse ponto de vista, cultura é algo totalmente externo, sem influência interna, genética. De novo, percebemos que o paralelo genético-meio é ressaltado, mas não é mencionado em nenhum momento sobre a metafísica dacultura.

Vários estudiosos desenvolveram o conceito de cultura.
“A preocupação de Kroeber é evitar a confusão, ainda tão comum, entre o orgânico e o cultural. Não se pode ignorar que o homem, membro proeminente da ordem dos primatas, depende muito de seu equipamento biológico. Para se manter vivo, independentemente do sistema cultural ao qual pertença, ele tem que satisfazer um número determinadode funções vitais, como a alimentação, o sono, a respiração, a atividade sexual etc. Mas, embora estas funções sejam comuns a toda humanidade, a maneira de satisfazê-las varia de uma cultura para outra”.(LARAIA, 37).

Percebe-se, nesta passagem mais uma vez, que ele tenta fazer a separação entre o cultural e o orgânico, sem levantar dados, nem idéias sobre a origem da cultura e como isso podeter influenciado no desenvolvimento da mesma e se o surgimento dela foi algo totalmente externo ou influenciado pelo orgânico.

Um fato interessante a ressaltar no desenvolvimento cultural que não surgiu como mudança do orgânico e que caracterizou a “proeminência” da espécie humana, segundo Laraia, foi a possibilidade de observação das mais diversas espécies de animais terrestres e odesenvolvimento tecnológico humano, de modo a suprir a necessidade de ter certas funções biológicas que não são características da sua natureza. (LARAIA, 41) O desenvolvimento do avião, do navio e dos submarinos são exemplos concretos da materialização do domínio aéreo, marítimo e submarino pelo ser humano. É essa questão adaptativa que ele tenta demonstrar ao longo dos capítulos, de modo a demonstrar que,...
tracking img