Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Gestão Técnica de Recursos Humanos

Cultura: Um conceito antropológico.



Fortaleza-Ce
2012
PARTE 01
Fazer o resumo dos capítulos de acordo com as idéias do autor.

5. IDÉIA SOBRE A ORIGEM DA CULTURA
Uma das primeiras preocupações dos estudiosos com relação à cultura refere-se a sua origem. Emoutras palavras, como o homem adquiriu este processo extra somático que o diferenciou de todos os animais e lhe deu um lugar privilegiado na vida terrestre?
Uma resposta simplificada da questão seria a de que o homem adquiriu, ou melhor, produziu cultura a partir do momento em que seu cérebro, modificado pelo processo evolutivo dos primatas.
Segundo diversos autores, entre elesRichard Leackey e Roger Lewin, o início do desenvolvimento do cérebro humano é uma conseqüência da vida arborícola de seus remotos antepassados, onde o faro perdeu muito de sua importância, foi responsável pela eclosão de uma visão estereoscópica. Vieram combinados com a capacidade de utilização das mãos, principalmente os superiores, uni mundo tridimensional, O fato de poder pegar e examinar umobjeto deu sentido próprio. A forma e a cor podem ser correlacionadas com a resistência e o peso fornecendo uma nova percepção.
David Pilbeam refere-se ao bipedismo como uma característica exclusiva dos primatas entre todos os mamíferos. "Quase todos os primatas vivos se comportam como bípedes de vez em quando", afirma ele, o bipedismo foi, provavelmente, o resultado de todo um conjunto depressões seletivas: “para o animal parecer maior e mais intimidante, para transportar objetos, para utilizar armas e para aumentar a visibilidade”.
Kenneth P. Oakley destaca a importância da habilidade manual, possibilitada pela posição ereta, ao proporcionar maiores estímulos ao cérebro, assim desenvolvendo a inteligência humana. A cultura seria, então, o resultado de um cérebro mais volumoso ecomplexo.
Claude Lévi-Strauss, o mais destacado antropólogo francês, considera que a cultura surgiu no momento em que o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma. Para Lévi-Strauss, esta seria a proibição do incesto, fato comum a todas as sociedades humanas. Todas elas proíbem a relação sexual de um homem com certas categorias de mulheres (entre nós, a mãe, a filha e a irmã).Leslie White, antropólogo norte-americano contemporâneo, considera que a passagem do estado animal para o humano ocorreu quando o cérebro do homem foi capaz de gerar símbolos.
Todo comportamento humano se origina no uso de símbolos. Foi o símbolo que transformou nossos ancestrais antropoides em homens. Todas as civilizações se espalharam e perpetuaram somente pelo uso de símbolos. Todacultura depende de símbolos. Esse exercício simboliza na criação da cultura e o uso de símbolos que torna possível a sua perpetuação, O comportamento humano é o comportamento simbólico. Uma criança do gênero Homo torna-se humana quando é introduzida e participa da ordem de fenômenos super orgânicos que é a cultura.
Temos de concordar que é impossível para um animal compreender ossignificados que os objetos recebem de cada cultura, como afirmou o próprio White, "todos os símbolos devem ter uma forma física, pois do contrário não podem penetrar em nossa experiência, mas o seu significado não pode ser percebido pelos sentidos". “Ou seja, para perceber o significado de um pelos sentidos”. Ou seja, para perceber o significado de um símbolo é necessário conhecer a cultura do referentesímbolo.
Temos varias Explicações de natureza física e social. Algumas delas tendem implícita ou explicitamente a admitir que a cultura aparecesse de repente, Tal postura implica a aceitação de um ponto crítico, expressão esta utilizada por Alfred Kroeber ao conceber a eclosão da cultura como um acontecimento súbito, um salto quantitativo na filogenia dos primatas: quando uma família sofre uma...
tracking img