Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício de fixação/revisão
1-Explique quando e como se evidencia a questão social na Amazônia segundo Barbosa;Sá (2009) ?
Evidencia-se a partir do processo de descolonização, quando o Brasildeixa de ser colônia e passa a ser instituído como Estado independente, período que foi constituído o mercado de trabalho com condições extremamente precárias, gerando a mendicância entre outros. Nesseperíodo foi se constituindo o mercado de trabalho regional para impedir a eclosão de conflitos sob os escrombos das lutas contra a imposição de trabalho compulsório.
2-O que ocorre com o ServiçoSocial a partir do agravamento da questão social. Explique.
R= A prática profissional passa a intervir nos fenômenos vinculados à questão social como uma necessidade social à organização do trabalho -vivo, ou seja, os próprios trabalhadores como uma mercadoria especial, já que esta se constitui na grande propulsora da riqueza social e da lucratividade do capital.
3-Por que a miséria e os conflitossociais passam a aparecer na Amazônia?
R= Por que ocorre a penetração dos grandes projetos agroexportadores metalúrgicos, ou seja começam acontecer por conta da abertura pros grandes projetos,principalmente na época da ditadura militar começa a ter os conflitos sociais mais presentes, de outro lado, pela intervenção do Estado no controle dos conflitos fundiários, ou seja, o Estado passa acontrolar esses conflitos fundiário.
4-O que significa a questão social na Amazônia, segundo as autoras?
R= significa o conjunto de fenômenos relativos à fragmentação das esferas políticas, econômicase social construída na dinâmica antagonista da relação entre capital e trabalho, ou seja esses conflitos sociais são sinônimos dessa fragmentação social.
5-Como a questão social é vista porBarbosa;Sá (2009) a partir da década de 70,do século xx?
R=Pelo intenso crescimento populacional no campo e na cidade. Multiplicam-se bairros insalubres nas periferias das cidades, formando aglomerações...
tracking img