Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO 1: Faça uma síntese dos principais argumentos contra o conceito de raça contidos no texto Raça e Racismo no Brasil (capítulo 1 do livro Racismoe Anti-Racismo no Brasil, de autoria de Antônio Sérgio A. Guimarães). Ao final de sua síntese, explique ainda:
1. Qual a definição mais apropriada para“Raça”, segundo o autor? 2. Quais as bases mais consistentes em que se sustentam as teorias racistas?
QUESTÃO 2: Com base em todas as discussões feitas emsala, nos textos lidos e no material audiovisual exibido, faça uma análise da citação feita por Daniel Vinyard (American History X), em sua redaçãofinal. “We are not enemies, but friends. We must not be enemies. Though passion may have strained, it must not break our bonds of affection. The mystic cordsof memory will swell when again touched as surely they will be by the better angels of our nature.” [Abrahan Lincoln (1809-1865), 16o. presidente dosEstados Unidos]. Ao responder a esta questão, procure investigar o real significado que a figura de Abrahan Lincoln possui para a História Contemporânea (epara os americanos) e a causa libertária (não só antiescravocrata) no mundo como um todo.
QUESTÃO 3: O título do filme, A outra história Americana (oumesmo em inglês, American History X), possui um conteúdo simbólico extremamente instigante. Utilizando os conceitos vistos em aula, desenvolva umaargumentação sobre as múltiplas possibilidades do sentido deste título. (OBS.: Quanto mais rica for a análise feita, maior será a pontuação da questão).
tracking img