Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Maranhão
Curso de Pedagogia
Disciplina: Fundamentos Antropológicos da Educação
Aluna: Fabiana de Pádua Martins

Roteiro do texto: A Antropologia no quadro das ciências.Roberto da Matta.
1.Ciências Naturais e Ciências Sociais.
Quando buscamos situar a Antropologia Social no corpo das outras ciências, toca-se em dois problemas fundamentais e de perto relacionados. Umdeles diz respeito ao fato de que as chamadas ciências naturais estudam fatos simples, eventos que presumivelmente tem causas simples e são facilmente isoláveis. A matéria-prima da ciência natural étodo o conjunto de fatos que se repetem e tem constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e reproduzidos em laboratório.
As ciências sociais contrastam com isso, já queesta estuda fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados. Nos eventos que constituem a matéria-prima do antropólogo, do sociólogo, do cientista político, doeconomista e do psicólogo não é fácil isolar causas e motivações exclusivas, sendo difícil desenvolver uma teoria que venha determinar com precisão uma causa única ou uma motivação exclusiva.
O conjuntocriado pela ocasião social que de certo modo decola dela, e recaindo sobre ela, provoca o que podemos chamar de sobredeterminações, como a imagem projetada numa tele ou em um espelho. As ocasiões sóciasfechadas criam seu próprio plano social, podendo ser diferenciado de todos os outros, embora guarde semelhanças estruturais.
Tudo indica que entre as ciências sociais e ciências naturais temos umarelação invertida. Se nas ciências naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados dentro de condições de relativo controle e em condições de laboratório. No caso docientista social, as condições de percepção, classificação e interpretação são complexos, mas os resultados em geral não tem conseqüências na mesma proporção da ciências natural. As chamadas teorias...
tracking img