Analise filmica alexandria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna:
Curso: Turma:

Análise Fílmica
Alexandria

O filme se passa em meados do século IV d.C. noEgito e conta a história da professora Hipátia única personagem feminina que ensina matemática filosofia e astronomia na escola de Alexandria, que por sinal tinha a maior biblioteca uma das 7maravilhas que não era apenas um símbolo cultural mais também palco de adorações a cultos pagãos.
Hipátia tem como seus alunos Oreste que a amava porém este amor não era correspondido, pois Hipátia sededicava apenas aos seus estudos e não pretendia casar-se. Davus seu escravo também a amava porém a mesma não tinha conhecimento desse amor platônico. E também entre seus alunos estava Sinésio umCristão.
Alexandria passava por uma guerra entre religiões, onde o cristianismo ia tomando força. Em um dia normal quando Hipátia estava dando sua aula é chamada por Olímpios para comparecer ao Cerabeu ondeesta havendo um debate entre pagãos para atacar os cristãos. Hipátia é totalmente contra.
O ataque ocorre, porém os pagãos não sabiam da existência de tantos cristãos que acabam se juntando nabatalha. Para se proteger os pagão vão para dentro da biblioteca e fecham os portões onde ficam ali até o imperador Flavio Teodoro declara para que seja libertados e perdoados os insurgentes e que devemabandonar o Cerabeu e a biblioteca para que os cristão possam entrar e dispor destes recintos da forma que desejarem. Hipátia e alguns outros tentam salvar algumas escrituras antes da entrada doscristãos. A biblioteca é atacada e destruída.
A partir de agora a cidade de Alexandria passa a ser dominada pelo cristianismo. As maiorias dos pagãos se converteram ao cristianismo. Oreste torna-seprefeito, Davus cristão e Sinésio Bispo. Hipátia continua estudando a teoria do movimento da terra em torno do sol .
Cirilo tornou-se o Patriarca Cristão de Alexandria. O poder Político romano...
tracking img