Antropologia geral i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste ensaio discute-se o conceito de cultura, o seu papel no desenvolvimento em termos de acção e reflexão bem como os contributos da Antropologia para o seu esclarecimento e para reflexão e acção sobre o papel da cultura no desenvolvimento.
Partindo de uma opinião pessoal, defino/defendo a cultura como sendo durante a vida de cada ser humano, independentemente do seu contexto social, ainstrução, os saberes e os estudos que ao longo da sua caminhada pela vida vai interiorizando e partilhando com a restante humanidade. Cultura é um conceito muito abrangente e por esse mesmo motivo, existem várias disciplinas a abordá-la e a tentar dar-lhe o tratamento devido, quer derivado aos seus diversos enquadramentos, quer pela própria transformação humana em função do tempo. Cultura é toda estaimensidão envolvente da evolução dos tempos, relativamente ao passado, presente e o que se possa prever para o futuro.
A Antropologia quanto ao papel da cultura no desenvolvimento, tanto em termos de acção como de reflexão, ocupa um lugar destacável devido ao seu campo de estudo, "as formas e modos de organização social imanentes à sua condição humana.". (SANTOS, Armindo dos - Antropologia Geral- Etnografia, Etnologia, Antropologia Social - Universidade Aberta [259], 2002, p.23) A sua relação com a história faz dela uma veículo de transporte "(...)na contemporaneidade, prende-se com o facto metodológico derivado da necessidade de compreender como funciona uma sociedade no presente(...)". (SANTOS, Armindo dos - Antropologia Geral - Etnografia, Etnologia, Antropologia Social -Universidade Aberta [259], 2002, p.23) O trabalho bem como a experiência do pessoal no terreno é deveras importante "corresponde fundamentalmente à mediação entre o real, o observado e o descrito, na prática do antropólogo e, quase inevitavelmente, na perspectiva da sua sociedade de origem." (SANTOS, Armindo dos - Antropologia Geral - Etnografia, Etnologia, Antropologia Social - Universidade Aberta [259],2002, p.26) Concebo uma separação de águas que contraria os juízos formulados pelo comum dos cidadãos, quanto a situar a Sociologia como sendo uma ciência mais moderna, o facto é que se colocarmos como susceptível de ser descrito aquilo que se teve a capacidade de observar, verificamos que a Antropologia emprega um peso diferente quanto à cultura, tanto no desenvolvimento activo como reflectivo,"não é uma actividade de antiquário,(...)ou primitivo e incomodativo para algum pensamento português dotado de uma estranha concepção sobre a modernidade", (SANTOS, Armindo dos - Antropologia Geral - Etnografia, Etnologia, Antropologia Social - Universidade Aberta [259], 2002, p.27).
A Antropologia tem um papel muito influente sobre a cultura no desenvolvimento, sinónimo disso é nomeadamente aexistência de Antropólogos que se queixam de estar a ser ignorados pelas novas especialidades académicas no campo da cultura, mas o facto é que este conceito é tão extenso, que pela sua diversidade cultural não admira que cada especialidade queira tratar certos temas específicos, de forma a implementar-se perante as Ciências. "Os Antropólogos queixam-se de que estão sendo ignorados(...)de braçoscruzados como tantos intelectuais desolados(...)". (Kuper, 2002: 288,289) Os cinco domínios fundamentais de estudo da Antropologia são a: - Biológica; Pré-histórica; Psicológica; Linguística; Social e Cultural, toda esta divisão surge por ser uma Ciência demasiado complexa, não sendo possível reunir todos conteúdos abrangidos numa só. Fazendo uma perspectiva mais global, quanto à relaçãoHomem/Cultura desde os nossos antepassados até aos dias em que vivemos, tem toda a razão de existir essas novas especialidades, pois é preciso tentar compreender através de análises comparativas, o Homem desde os seus primórdios até à actualidade. "As subdivisões disciplinares aumentaram e autonomizaram-se, tornando-se ciências independentes." (SANTOS, Armindo dos - Antropologia Geral - Etnografia,...
tracking img