Antropologia estrutural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No seguinte texto de LÉVI-STRAUSS, Claude.(1952) “Antropologia Estrutural” Cap. Raça e História. O autor destaca que nada pode afirmar a superioridade ou inferioridade de uma raça em relação a outra.O conceito de raça gera discriminação e opressão quando se confunde com sentido biológico, sociológico de raça e afasta-nos da verdade cientifica. A originalidade das raças é devido a circunstânciasgeográficas, históricas sociológicas, nesse sentido, elas se diferenciam onde uma unidade (tronco comum) muda com passar do tempo. No entanto, temos vários tronco diferentes cada qual com suadiversidade cultural, sociológica e estética, ou seja não se pode comparar uma sociedade diferente da nossa, comparando-a com nosso passado e concluindo que é mais atrasada ou avançada que nós, pois elapertence a um outro grupo diferente do nosso e tem necessidade internas e importâncias especificas.
Não há uma comparação tudo é relativo, há muito mais culturas humanas que raças humanas, homens damesma raça podem produzir culturas diferentes, dependendo do seu espaço geográfico e o afastamento em que se encontram. Essa diversidade de culturas podem trazer problemas como a desigualdades de raçashumanas (preconceito racista). Não existem aptidões raciais inatas, para resolver esse problema de raça é necessário nos ater a diversidade das culturas humanas.
Para compreender as diversidades dasculturas é necessário analisá-las, onde as dificuldades
aparecem, pois as culturas humanas não são iguais. Estamos em sociedades próximas, outras afastadas. De acordo com o texto, devemos contar comformas da vida social que seguiu-se com o tempo e estamos impossibilitados de conhecê-las pela experiência direta, só podendo remontá-las através de documentos escritos ou de monumentos figuradosdeixados por essas sociedades. Porém não se pode pensar em sociedades isoladamente, as coisas estão dentro de um sistema, de um grupo. Costumes também nasceram de proximidades de culturas, isso não...
tracking img