Antropologia cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Religião e magia.

A religião não deve ser confundida com magia, ela provém da crença em seres espirituais e deuses. O sobrenatural e a oração é a técnica usada pararelacionar-se com eles. A religião é humilde submissa de reverência e oração.
A magia não recorre a seres espirituais. Usa técnicas que controlam os poderes sobrenaturais. O mágico é autoconfiante earrogante.

Tabu
Tabu é o elemento negativo da religião. Pode ser uma proibição, um alerta em relação a certos atos. Nos primeiros estudos sobre a religião o termo tabuindicava precaução contra coisas essencialmente perigosas. Os indivíduos temiam violar o padrão de conduta estabelecido, que poderia resultar em sérios castigos.
O tabu consiste em umconjunto de normas, cada uma delas indicando um tipo de conduta, que infringidas podem prejudicar o infrator. Quem infringe um tabu está sujeito a penalidades ou sanções diversas. A violação causaautomaticamente um mal á pessoa que o transgredir.
A quebra de um tabu coloca o indivíduo em uma situação de perigo acarretando desgraças, desastres, doenças mortes etc. Mas, pode-seanular o mal realizando um ritual específico de purificação.
O tabu reside em homens deuses e objetos. Um grande chefe pode possuir poder (mana), devido á sua ascendência dos deuses.Ninguém com poder menor que o dele pode o tocar, pois, ele torna-se perigoso para os demais.
Quem possui mana, tem condições de impor um tabu, uma proibição a algo, impedindo o seuuso por outras pessoas. E estas respeitam com medo de receber punições ou castigos sobrenaturais.
Hoebel e Frost (1981: 370-1) indicam três funções de tabu:
a. Manter o espíritode temor no sobrenatural – Na medida que reforça as atitudes de cuidado mistério e de castigo, para os que os desprezam ou profanam, o que se refere ao sobrenatural.
b. Unir membros de um grupo...
tracking img