Antropologia - atividade 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:
"Reafirmando que a cultura deve ser considerada como o conjunto dos traços distintivos espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma sociedade ou um grupo social e que abrange, além das artes e das letras, os modos de vida, as maneiras de viver juntos, os sistemas de valores, as tradições e as crenças".(Unesco. Declaração Universal sobra a Diversidade Cultural )

Segundo essa declaração da UNESCO, podemos perceber que os direitos culturais fazem parte dos direitos humanos e a dimensão cultural é indispensável e estratégica para qualquer projeto de desenvolvimento. O que deve ser garantido aos indivíduos e aos grupos sociais para a promoção de uma cultura da paz?
Resposta
Resposta Selecionada:O direito à diferença e à construção individual e coletiva das identidades por meio de expressões culturais;
Resposta Correta:
O direito à diferença e à construção individual e coletiva das identidades por meio de expressões culturais;
Feedback da resposta:
Os direitos culturais fazem parte dos direitos humanos, e a dimensão cultural é indispensável e estratégica para qualquer projeto dedesenvolvimento. Aos indivíduos e grupos devem ser garantidas condições de criar e difundir suas expressões culturais; o direito à educação e à formação de qualidade que respeite sua identidade cultural; a possibilidade de participar da vida cultural, desde que respeitados os limites dos direitos humanos. O direito à diferença e à construção individual e coletiva das identidades por meio deexpressões culturais é conceito fundamental na promoção de uma cultura de paz.

Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda as duas questões propostas a seguir:
“O mundo moderno é cercado por acontecimentos tão espetaculares quanto contraditórios. Por um lado os avanços tecnológicos baseados na mecatrônica e genética que apontam para um futuro cada vez mais próspero econfortável, por outro um planeta que já dá sinais evidentes que não suportará por muito mais tempo nosso modo de vida baseado no consumo excessivo e na produção desproporcional de poluição.
Quanto mais estudamos os problemas de nossa época, mais nos damos conta que não podemos enfrentá-los de modo isolado, uma vez que são parte integrante de um complexo sistema de relações inter-dependentes erelacionais. Na elaboração de uma estratégia de marketing, de uma cultura organizacional ou corporativa ou de políticas de governo de combate à fome ou ao aquecimento global, a decifração dos componentes de ordem cultural é peça fundamental e imprescindível.”(BONETTI e RIBARIC, UAM, 2007).
O conceito de cultura possui diversas definições dependendo de qual escola e autor que a está trabalhando. Deum modo geral, são expressões que definem o sentido conceitual de cultura:
Resposta
Resposta Selecionada:
Todas as anteriores.
Resposta Correta:
Todas as anteriores.
Feedback da resposta:
Todas as anteriores.
O sentido mais comum é o clássico ou filosófico, que concebe a cultura como patrimônio cognitivo geral elaborado pelo ser humano. No sentido antropológico, é tudo aquilo quese opõe à natureza, o que não pertence ao comportamento inato. No sentido sociológico, diz respeito às expressões artísticas, comunicacionais e psicoafetivas de uma organização social.

Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos

O conceito que Adorno e Horkheimer utilizavam para pensar a sociedade consumista foi:
Resposta
Resposta Selecionada:
Indústria cultural.
Resposta Correta:Indústria cultural.
Feedback da resposta:
Comentários Corretos A alternativa correta é: Indústria cultural.
Adorno e Horkheimer criaram o conceito de indústria cultural com o objetivo de entenderem a faceta fascista da sociedade consumista contemporânea.

Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:
“O que caracteriza a autenticidade de uma...
tracking img